


Esportes de inverno - Segundo pesquisa divulgada pela Deloitte (uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do Mundo) em 2011, os esportes no Brasil com mais interessados em conhecer e praticar são os de inverno (45% dos entrevistados escolheram, em segundo ficou o rugby com 22% e em 3° o golf juntamente com o ciclismo, com 21%). Claro, aqui não tem neve suficiente nem pra fazer um boneco, muito menos para esquiar, nem gelo suficiente para fazer rinks de hockey ou curling, há quem diga que isso é do brasileiro, querer ter o que não pode, mas é fato que os esportes no gelo e neve tem enorme potencial no país, após cada Jogos Olímpicos de Inverno dá pra se notar isso. O problema é a falta de brasileiros na disputa das competições, aí dificulta a maior disseminação no país. Vide a Fórmula 1, que já foi bem mais acompanhada pelos brasileiros do que é agora, quando não há sinais de tupiniquins sendo protagonistas.

Tênis - sua situação é deferente das dos demais. Possui bastante tempo de exposição na mídia (principalmente nos canais fechados), mas é um dos menos disseminados. Uma porque faltam brasileiros nas fases finais dos principais eventos (principalmente nas competições individuais), outra é por causa da própria exposição na mídia, voltada mais para a elite, pois o conteúdo é veiculado em sua maior parte nos canais fechados (devido ao tempo de cada partida, pode-se dizer o mesmo do futebol americano e muitos outros), outra coisa é o valor gasto para se praticar o esporte. Não é barato comprar uma raquete, fazer a manutenção de suas cordas, comprar muitas bolinhas, por isso o tênis é considerado um esporte de elite. Mesmo assim, a elite pode contribuir mais para o crescimento do esporte, não só no investimento na garotada com condições financeiras, mas também na maior participação social deles, ajudando pessoas sem condições de ter a chance de conhecer o esporte, até mesmo descobrirem talentos que não seriam descobertos sem a oportunidade. Há sim bastante potencial no tênis.
Só foram citadas as situações dos esportes no gênero masculino, mas todos os esportes falados por aqui também em momentos semelhantes no gênero feminino, só que em escala menor.