A 55ª edição da Copa Libertadores chegou em sua fase de grupos (o que muitos consideram como o início da competição em si). Entre os 32 times, os Argentinos são representados por 5 equipes, a Bolívia terá 2 representantes, os brasileiros se totalizam em 6 (contando o atual campeão, Atlético Mineiro), são 3 chilenos, 3 colombianos, 2 do Equador, 2 do México, 2 paraguaios, 2 peruanos, 3 uruguaios e 3 venezuelanos. Confira a análise dessas equipes.
GRUPO 1
Vélez Sarsfield |
O campeão da Libertadores de 1994 chegou na Libertadores 2014 após terminar em 3º no Torneo Apertura 2013 do Campeonato Argentino. O estádio José Amalfitani é a casa da equipe de Buenos Aires, com capacidade para 49.500 pessoas. O elenco não é tão forte, mas alguns jogadores devem ser olhados de perto, como o atacante Lucas Pratto, o meia-atacante Mauro Zárate, que chegou a jogar na Lazio e na Inter de Milão, e o goleiro Sebastián Sosa.
Time Base - Sosa; Cubero, Sebá Domínguez, Tobio e Papa; Romero, Allione, Cabral e Canteros; Zárate e Pratto.
Mauro Zárate
26 anos
1,76 m
meia-atacante
Clubes que defendeu: Vélez, Al-Sadd (Catar), Birmingham City (ING), Lazio (ITA) e Internazionale (ITA).
The Strongest |
Em sua 20ª participação, o Tigre de Achumani nunca passou das oitavas-de-final, aliás, só conseguiram passar da fase de grupos duas vezes. Em 2013, foi lanterna do grupo que tinha Atlético Mineiro e São Paulo. Na edição atual, é difícil de apostar neles. Pra ser azarão, o campeão do Apertura 2013 da Bolívia aposta no atacante colombiano Jair Reinoso, no meia-atacante de 34 anos Pablo Escobar, que jogou quatro anos no Brasil, e na altitude de La Paz, onde fica o Estadio Hernando Siles, onde o Aurinegro manda seus jogos.
Time Base - Vaca; Parada, Bejarano, Barrera e Torrico; Chumacero, Veizaga, Solíz (Chávez) e Cristaldo; Escobar e Reinoso.
Pablo Escobar
34 anos
1,75m
meia-atacante
Clubes que defendeu: Olimpia-PAR, Gimnasia y Esgrima-ARG, San José-BOL, The Strongest, Ipatinga, Santo André, Mirassol, Ponte Preta e Botafogo-SP.
Universitario |
Foi vice-campeão em 1972, mas de lá pra cá não conseguiu repetir o feito. Em 2010, Los Cremas chegaram às oitavas-de-final, foi a última participação deles na Libertadores. Para 2014, o campeão peruano de 2013 conta com o artilheiro do Campeonato Peruano, Raúl Ruidíaz (emprestado pelo Coritiba) e o zagueiro brasileiro Dalton, que foi revelado pelo Fluminense e defendeu o Internacional no ano passado. Detalhe para o Estádio Monumental, com capacidade para 80 mil pessoas, a casa do Universitario.
Time Base - Carvallo; Chávez, Duarte, Dalton e Alexi Gómez; Romero, Luna, Rainer Torres e Gonzáles; Martínez e Ruidíaz.
Raúl Ruidiaz
23 anos
1,69 m
atacante
Clubes que defendeu: América Cochahuayco-PER, Universitario, Universidad de Chile e Coritiba.
Atlético Paranaense |
Após rápida ascensão no Campeonato Brasileiro, onde o Furacão subiu da 2ª divisão para a 1ª em 2012 e em 2013 conseguiu a 3ª melhor campanha, garantindo uma vaga na pré-Libertadores, onde derrotou o Sporting Cristal, do Peru. Nove anos após o vice-campeonato - e última participação - está de volta, dessa vez apostando no zagueiro Manoel e nos atacantes Éderson e Marcelo. O maior problema da equipe será o de jogar no estádio Durival de Britto (capacidade para 20 mil pessoas) e não na Arena da Baixada, que segue em reforma.
Time Base - Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson e Willian Rocha; Deivid, Paulinho Dias e Zezinho; Douglas Coutinho (Fran Mérida), Éderson e Marcelo.
Éderson
24 anos
1,71m
atacante
Clubes que defendeu: Ceará, Atlético-PR e ABC.
Grupo 2
Unión Española |
Teve seu grande momento em 1975, quando chegou à final da Libertadores, perdendo para o argentino Independiente. Em sua última participação, na edição de 2012, chegou às oitavas e não fez mais que isso. O campeão do Torneo Transición do Campeonato Chileno vai ter que jogar muito para desbancar os rivais San Lorenzo e Botafogo. Para isso, conta com o atacante Gustavo Canales, o experiente volante uruguaio de 37 anos Diego Scotti (seu irmão, Andrés, também disputará a Libertadores pelo Nacional) e o promissor zagueiro Matias Navarrete, de 22 anos. O Estadio Santa Laura, com capacidade para 19 mil pessoas, não é lá muito amigável para os visitantes.
Time Base - Sánchez; Currimilla, Ampuero, Navarrete e Berardo; Scotti, Villagra, Chávez (Faravelli) e Campos; Salom e Canales.
Gustavo Canales
31 anos
1,85m
atacante
Clubes que defendeu: Deportivo Roca-ARG, Cipolletti-ARG, Aldosivi-ARG, Guillermo Brown-ARG, La Serena-CHI, Once Caldas-COL, Unión Española, River Plate, Universidad de Chile, Dalian Aerbin-China e Arsenal-ARG.
San Lorenzo |
Acabou com o jejum de 6 anos sem títulos ao conquistar o Torneo Inicial em dezembro passado. Abençoados pelo Papa e torcedor Francisco, o Ciclón se reergueu no futebol argentino e voltou para a Libertadores, competição que não disputava desde 2009, quando foi lanterna do seu grupo. O atual San Lorenzo é bem melhor que o de 5 anos atrás, destaque para Ignacio Piatti, artilheiro da equipe no Torneo Inicial, Leandro Romagnoli, o 5º jogador com mais jogos pelo time argentino, e o atacante uruguaio Martín Cauteruccio, que fez 5 gols em 8 jogos no Campeonato Argentino, até sofrer lesão grave no joelho direito, mas que vem em franca recuperação e poderá ajudar a equipe na Libertadores. O estádio Nuevo Gasómetro, com capacidade para 44 mil pessoas, tem o padrão dos estádios argentinos.
Time Base - Torrico; Buffarini, Cetto, Gentiletti e Kannemann; Mercier, Ortigoza, Romagnoli, Piatti e Correa (Blandi); Cauteruccio (Villalba).
Ignacio Piatti
29 anos
1,81m
meia-atacante
Clubes que defendeu: Chacarita Juniors-ARG, Saint-Étienne-FRA, Gimnasia y Esgrima-ARG, Independiente-ARG, Lecce-ITA e San Lorenzo.
Independiente del Valle |
Vice-campeão equatoriano, El Negriazul está pela primeira vez na Libertadores, o que foi muito comemorado em Sangolquí, cidade de 80 mil habitantes e 2500m de altitude que abriga o clube e o Estadio Rumiñahui, com 7500 pessoas como capacidade. O time apostou na categoria de base e deu certo. Junior Sornoza, de 19 anos, é o nome mais valioso da jovem equipe do interior do Equador.
Time Base - Azcona; Nuñes, Caicedo, Fernando Léon e Porozo; Henry León, Julio Angulo, Oña (Orejuela) e Guerrero; Sornoza e Daniel Angulo.
Junior Sornoza
19 anos
1,66m
meia-atacante
Clube que defendeu: Independiente del Valle (formado na base).
Botafogo |
Foram 17 anos distante da Libertadores, mas enfim o Glorioso está de volta, após terminar em 4º o Brasileirão 2013 e derrotar o Deportivo Quito na fase de classificação. Com a aposentadoria de Seedorf, o Botafogo tem no goleiro Jefferson, no volante Renato e no meio-campista Jorge Wagner sua esperança de ir longe no campeonato. O estádio do Maracanã abrigará os jogos da equipe, já que o Engenhão segue interditado.
Time Base - Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Ferreyra.
Jefferson
31 anos
1,88m
goleiro
Clubes que defendeu: Cruzeiro, Botafogo, Trabzonspor-TUR e Konyaspor-TUR.
Grupo 3
Cerro Porteño |
Comandado por "Chiqui" Arce, o Cerro foi campeão do Clausura 2013 do Paraguai e garantiu mais um ano na Libertadores, mas com e expectativa de fazer mais que no ano passado, quando segurou a lanterna do grupo 6. Para isso, o time paraguaio conta com o meia Julio Dos Santos, que passou por Grêmio e Atlético-PR, o atacante Guillermo Beltrán, artilheiro da equipe no Clausura, e Dani Güiza, atacante espanhol campeão da Euro 2008 pela Roja. O Estadio General Pablo Rojas, ou "La Olla Monumental", com capacidade para 32.900 pessoas, é a casa do Ciclón de Barrio Obrero.
Time Base - Fernández; Bonet, Cardozo, Ortiz e Alonso; Corujo, Candia, Dos Santos e Óscar Romero; Beltrán e Ángel Romero.
Julio Dos Santos
30 anos
1,90m
meio-campista
Clubes que defendeu: Cerro Porteño, Bayern Munich-ALE, Wolfsburg-ALE, Almería-ESP, Grêmio e Atlético-PR.
O'Higgins |
O time chileno passou 30 anos fora da Libertadores. Chegou no "quase" algumas vezes, passou pelo pior período de sua história no final da década de 90 e início do novo século, com rebaixamentos e um período na segunda divisão, até começar a se reerguer e voltar a ser grande, conquistando o Apertura 2013 do Chile depois de 58 anos. Os principais destaques do time celeste são o atacante argentino Pablo Calandria e os meio-campistas Braulio Leal e Luis Figueroa, que teve curta passagem pelo Palmeiras. O Estadio El Teniente tem capacidade para 15 mil pessoas e foi reformado ano passado (a foto ao lado é dele antes da reforma).
Time Base - Gonzáles; Acevedo, Vidal, Opazo e López; Leal, Fuentes, Barriga, Figueroa e Hernández; Calandria.
Pablo Calandria
31 anos
1,84m
atacante
Clubes que defendeu: Huracán-ARG, Olympique Marseille-FRA, Lens-FRA, Málaga-ESP, Leganés-ESP, Sporting Gijón-ESP, Hércules-ESP, Albacete-ESP, Gimnasia y Esgima-ARG, Tucumán-ARG, Santiago Morning-CHI, Universidad Católica-CHI, Santiago Wanderers-CHI e O'Higgins.
Deportivo Cali |
O tradicional centenário clube colombiano ficou 8 anos fora da Libertadores, conseguiu voltar à competição devido à segunda melhor campanha nos turnos do Campeonato Colombiano no ano passado. O time conta com o experiente goleiro Faryd Mondragón, de 42 anos, o lateral-esquerdo e artilheiro Vladimir Marín e o promissor meia Carlos Lizarazo, que já chama a atenção de times europeus. O Estadio Monumental de Palmaseca tem 4 anos e capacidade para 55 mil expectadores.
Time Base - Mondragón; Giraldo, Calderón, Torijano e Casierra; Pérez, Candelo, Camacho, Lizarazo e Marín; Romero.Lanús |
Após ganhar a Copa Sul-Americana em 2013, o Granate derrotou o Caracas na pré-Libertadores. Iniciando as comemorações do seu centenário, que será em 2015, o clube da Grande Buenos Aires pretende chegar longe na competição, com Ismael Blanco, atacante que passou pela Europa, Santiago Silva, "El Tanque", e o zagueiro e capitão Paolo Goltz como os líderes da equipe. O Estadio Ciudad de Lanús, com capacidade para 47 mil pessoas, é o alçapão do Lanús.
Time Base - Marchesín; Araujo, Goltz, Izquierdoz e Velázquez; Barrientos, Somoza, Acosta (Benítez), Ayala e Blanco; Silva.
Ismael Blanco
31 anos
1,79m
atacante
Clubes que defendeu: Colón-ARG, Libertad-PAR, Olimpo-ARG, AEK-GRE, San Luis-MEX, Legia-POL, 1860 München e Lanús.
Grupo 4
Atlético Mineiro |
É o time a ser batido. Campeão do ano passado, não conta mais com o técnico Cuca, porém outro campeão da Libertadores o substituiu, Paulo Autuori. A Arena Independência foi adotada pelo time e se tornou a casa do Galo mesmo após a reabertura do Mineirão. Dentro de campo, Ronaldinho, Jô (artilheiro da edição 2013), Diego Tardelli e Réver são os principais destaques do "Galão da Massa".
Time Base - Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Pedro Botelho (Dátolo); Pierre, Josué e Ronaldinho; Fernandinho, Tardelli e Jô.
Ronaldinho
33 anos
1,82m
meia
Clubes que defendeu: Grêmio, PSG, Barcelona, Milan, Flamengo e Atlético-MG.
Nacional |
O clube de 109 anos foi campeão do Apertura 2013 do Paraguai. Julián Benítez, artilheiro do Apertura, Cesar Cañete, meia de 36 anos, e Marcos Melgarejo, meio-campista de 27 anos, são os destaques do Nacional Querido. O Estadio Arsenio Erico tem capacidade para apenas 5 mil pessoas, o que levará o Nacional a mandar seus jogos em uma possível passagem de fase para o Defensores del Chaco (40700 pessoas).
Time Base - Don; Coronel, Cáceres, Piris e Mendoza; Argüelo, Melgarejo, Riveros, Torales e Cañete; Benítez.Julián Benítez
26 anos
1,74m
atacante
Clubes que defendeu: Guaraní-PAR, León-MEX, Neza-MEX, Nacional e LDU-EQU.
Zamora |
Campeão venezuelano, El Blanquinegro disputou em 2012 a Libertadores pela última vez, terminado na lanterna de seu grupo. Para buscar uma história diferente, o Zamora aposta em Juan Falcón, de 24 anos, Pedro Ramírez, camisa 10 da equipe, e Pierre Pluchino, atacante de 25 anos. O time se localiza em Barinas e manda seus jogos no Estadio Agustín Tovar, com capacidade para 29800 pessoas.
Time Base - Angulo; Martínez, Soto (López), España e Ovalle; Vargas, Flores, Ramírez e Ynmer González; Pluchino e Falcón.
Juan Falcón
24 anos
1,80m
atacante
Clubes que defendeu: Llaneros-VEN, Mineiros-VEN, Trujillanos-VEN e Zamora.
Santa Fe |
Com a 3ª melhor campanha no Campeonato Colombiano em 2013, o Albi-Rojo vai para a 2ª Libertadores seguida procurando ir mais longe que foi ano passado, quando chegou na semifinal e perdeu para o Olimpia. Os destaques do Santa Fe são o meia Omar Pérez e os atacante Jonathan Copete e Wilder Medina, que foi o autor de um dos gols que eliminaram o Corinthians pelo Tolima e fez o gol que tirou o Grêmio da Libertadores passada. O Conjunto Cardenal joga no El Campín, em Bogotá, que tem capacidade para 40 mil pessoas.
Time Base - Vargas; Otálvaro, Mesa, de la Cuesta e Gunther; Torres, Méndez e Pérez; Medina, Copete e Cuero.
Omar Pérez
32 anos
1,80m
meia
Clubes que defendeu: Boca Juniors, Banfield-ARG, Junior de Barranquilla-COL, Jaguares-MEX, Real Cartagena-COL, Independiente Medellín e Santa Fe.
Grupo 5
Cruzeiro |
Campeão absoluto do Brasileirão 2013, apostou em jogadores que nunca haviam rendido muito e conseguiu sucesso. Pra 2014, resta saber se o Cruzeiro que dominou o Brasil no ano passado é realidade, ou apenas um time que encaixou na hora certa e nada mais. Éverton Ribeiro, um dos que ainda não tinham obtido grande sucesso no futebol, foi o grande destaque do clube celeste e é esperança na competição continental, assim como o goleiro Fábio e o zagueiro Dedé. O Mineirão voltou a ser a casa do Cruzeiro no ano passado e é peça-chave para as competições de 2014.
Time Base - Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva (Souza), Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto (Willian); Borges.Éverton Ribeiro
24 anos
1,74m
meia
Clubes que defendeu: Corinthians, São Caetano, Coritiba e Cruzeiro.
Defensor Sporting |
Com o vice-campeonato do Campeonato Uruguaio, La Viola conseguiu a vaga direta para a Libertadores, ao contrário do ano passado, quando disputou a fase classificatória e ficou de fora da competição. Destacam-se na equipe os experientes Ignacio Risso, de 36 anos, e Nicolás Olivera, de 35 anos, além da promessa uruguaia Giorgian De Arrascaeta, de 19 anos. O Estadio Luis Franzini, com capacidade para 16 mil pessoas, é acanhado e com as dimensões mínimas de campo.
Time Base - Campaña; Pintos, Silva, Herrera (Malvino) e Arias; Fleurquín, Amado, Olivera e De Arrascaeta; Luna (Regueiro) e Alonso.
Real Garcilaso |
No ano passado, o time peruano de 4 anos de vida surpreendeu importantes equipes da América do Sul, o paraguaio Cerro Porteño e o uruguaio Nacional, chegando às quartas-de-finais. Vai para o segundo ano seguido na competição continental, conseguiu a vaga com o vice-campeonato peruano. Aparecem como destaque na Máquina Celeste o goleiro Diego Carranza e os atacantes Ramón Rodríguez, de 36 anos, que veio para substituir Mauricio Montes, e o paraguaio Víctor Ferreira. O Estadio Inca Garcilaso de la Vega, onde cabem 60 mil pessoas, é o local onde o Real Garcilaso manda seus jogos.
Time Base - Carranza; Herrera, Maulella, Rodriguez (Huerta) e Santillán; Retamoso, Ortiz, Vildoso e Salazar; Ferreira e Ramón Rodriguez.
Víctor Ferreira
27 anos
1,74m
atacante
Clubes que defendeu: Cerro Porteño-PAR, Godoy Cruz-ARG, Guaraní-PAR, Sol de América-PAR, Caracas-VEN, La Calera-CHI e Garcilaso.
Universidad de Chile |
Consegui a vaga para a Libertadores através da conquista Liguilla (uma competição no Chile feita exclusivamente para definir a 3ª vaga direta do país para a competição continental) e chegou ao feito de participar de 5 das últimas 6 edições. São destaques do time os atacantes Isaac Díaz, de 23 anos, e Patricio Rubio, contratado junto ao Unión Española, além do capitão e líder da defesa da La U, José Rojas. Utilizam o belo Estadio Nacional de Chile, com capacidade para 55 mil pessoas, reformado em 2010.
Time Base - Johnny Herrera; Magalhães (Ponce), González e José Rojas; Cereceda, Rodrigo Rojas, Fernández e Lorenzetti; Farfán (Mora), Rubio e Díaz.Isaac Díaz
23 anos
1,84m
atacante
Clubes que defendeu: Naval de Talcahuano-CHI, Ñublense-CHI e Universidad de Chile.
Grupo 6
Newell's Old Boys |
Após um período de seca, que foi de metade da década de 90 até metade dos anos 2000, os leprosos voltaram à Libertadores em 2006, 2010 e sua última participação foi no ano passado, quando chegaram à semifinal. Em 2014, asseguraram uma vaga ao vencer o Torneo Final do Campeonato Argentino. Três jogadores merecem maior destaque: o meia de 33 anos Maxi Rodríguez, que disputou as últimas duas Copas do Mundo, o atacante francês David Trezeguet, de 36 anos, campeão da Copa de 98, e o meio-campista Éver Banega, principal contratação para a Libertadores, que luta por uma vaga na seleção argentina para a Copa de 2014. Se não bastasse dentro de campo, fora dele o Newell's tem uma fanática torcida, que lota os 42 mil lugares do Estadio Marcelo Bielsa, o Coloso del Parque.
Time Base - Guzmán; Cáceres, Víctor López, Heinze e Casco; Pérez, Mateo, Bernardi, Banega e Maxi Rodríguez; Trezeguet.
David Trezeguet
36 anos
1,87m
atacante
Clubes que defendeu: Platense-ARG, Mônaco-FRA, Juventus-ITA, Hércules-ESP, Baniyas-EAU, River Plate-ARG e Newell's Old Boys.
Grêmio |
Mesmo com o vice-campeonato brasileiro, a situação do Grêmio não foi tão boa em 2013. O futebol pouco vistoso mas "vencedor" do treinador Renato Gaúcho não agradou muita gente e os problemas financeiros do investimento com pouco retorno da equipe ainda preocupa os comandantes do Imortal Tricolor. Porém não é esculpa para um fracasso na Libertadoes, uma vez que o elenco gremista, por mais limitado que seja, conta com bons jogadores, como o zagueiro Rhodolfo, o meia Zé Roberto, de 39 anos, e o argentino Hernán Barcos. A Arena do Grêmio pode ser fundamental, ainda mais se o time passar por apuros.
Time Base - Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho, Riveros, Ramiro (Alan Ruiz) e Zé Roberto; Kléber (Maxi Rodríguez) e Barcos.
Zé Roberto
39 anos
1,76m
meia
Clubes que defendeu: Portuguesa, Real Madrid-ESP, Flamengo, Bayer Leverkusen-ALE, Bayern Munich-ALE, Santos, Hamburgo-ALE, Al-Gharafa-Catar e Grêmio.
Atlético Nacional |
O Alviverde de Medellín dominou os dois turnos do Campeonato Colombiano, acabando por levar o Apertura, o Finalización e consequentemente o título de campeão colombiano de 2013, isso mostra o merecimento da equipe em participar da Libertadores, após ficar um ano de fora. São destaques do Nacional o atacante de 26 anos Jefferson Duque, que sabe aparecer nos momentos importantes, o meia Sherman Cárdenas, o mais criativo do time, Fernando Uribe, atacante goleador, e o experiente Juan Pablo Ángel, de 38 anos, que tem passagem pelo futebol inglês. Outro trunfo do clube é o Estadio Atanasio Girardot, onde cabem 46 mil pessoas.
Time Base - Martínez; Medina, Peralta e Murillo; Bocanegra, Bernal, Valoy (Arias), Valencia e Cárdenas; Uribe e Duque.
Sherman Cárdenas 24 anos, 1,68, meia.
Clubes que defendeu: Atlético Bucaramanga-COL, Millonarios-COL, La Equidad-COL, Junior Barranquilla-COL e Nacional.
|
Nacional |
Com a 3ª melhor campanha no Campeonato Uruguaio, o tricampeão da América vai em busca da quarta taça apostando na experiência aliada à juventude. Com Álvaro Scotti, de 38 anos, fazendo dupla de zaga com Sebastián Coates, esperança para o futuro da defesa da seleção uruguaia, Álvaro Recoba, meia-atacante ex-Inter de Milão de 37 anos, divide a posição com Maximiliano Calzada, de 23. Iván Alonso, que ficou 10 anos no futebol espanhou, é o goleador do time. O Gran Parque Central, com capacidade para 26500 pessoas, e o Centenário, de 65 mil como capacidade, são os locais onde o Nacional manda seus jogos.
Time Base - Munúa; Benegas, Coates, Scotti e Juan Díaz; Cruzado, Arismendi e Calzada (Recoba); Gonzáles, Alonso e Porta.
Sebastián Coates 23 anos, 1,96, zagueiro.
Clubes que defendeu: Nacional e Liverpool-ING.
|
Grupo 7
Bolívar |
Se no ano passado ficou na pré-Libertadores, em 2014 conseguiu a vaga cedo, em maio de 2013, ao ser campeão do Torneo Clausura. Com tempo para se planejar, até tentou trazer David Beckham para reforçar seu meio-campo, mas não obteve exito. Se Becks não veio, El decano del fútbol bolivano apostará no artilheiro William Ferreira, que fez 30 gols na temporada passada, no ex-corinthiano Juan Carlos Arce e no meia espanhol Juanmi Callejón, formado nas categorias de base do Real Madrid. A altitude de La Paz e o Estadio Hernando Siles (também usado pelo The Strongest) são os trunfos na manga do Bolívar.
Time Base - Quiñones; Gutiérrez, Eguino, Moyá e Álvarez; Miranda, Capdevilla, Flores e Callejón; Arce e Ferreira.
William Ferreira
30 anos
1,76m
atacante
Clubes que defendeu: Nacional-URU, Fénix-URU, Rampla Juniors-URU, Defensor-URU, Bolívar e Liverpool-URU.
Flamengo |
O campeão da Copa do Brasil 2013 não tem uma equipe fantástica, mas dá pra fazer melhor do que a sua última participação, em 2012, quando não passou da fase de grupos. O artilheiro Hernane, o "Brocador", terá Elano, grande contatação do Rubro Negro, como principal jogador da armação. Outro destaque é o lateral-esquerdo André Santos, que fez boas partidas no ano passado. Uma coisa que o Flamengo terá esse ano que em 2012 não teve é o Maracanã, ao menos se a CBF pedir para poupar o gramado da final a Copa 2014, aí a história poderá ser diferente.
Time Base - Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Éverton, Elano, Mugni (Gabriel) e Paulinho; Hernane.
Elano 32 anos, 1,75m, meia.
Clubes que defendeu: Santos, Shakhtar-UCR, Manchester City-ING, Galatasaray-TUR, Grêmio e Flamengo.
|
Emelec |
Outra equipe que dominou a temporada 2013 de seu país. O Emelec foi campeão dos dois turnos do Campeonato Equatoriano. Entre os Eléctricos, são peças importantes para a Libertadores o atacante argentino Denis Stracqualursi, que teve uma passagem no futebol inglês, o goleiro Cristian Arana, que assumiu a titularidade no ano passado e ficou quase 700 minutos sem sofrer gol, e Gabriel Archilier, zagueiro de 28 anos da seleção equatoriana. O Estadio George Capwell, que suporta 28 mil pessoas, é a casa do Emelec.
Time Base - Arana; Narváez, Nasuti, Archilier e Bargüi; Lastra, Quiñones (Wila), Gaibor e Valencia; Mondaini e Stracqualursi. Denis Stracqualursi 26 anos, 1,91m, atacante.
Clubes que defendeu: Unión-ARG, Gimnasia y Esgrima-ARG, Tigre-ARG, Everton-ING, San Lorenzo-ARG e Emelec.
|
León |
Foi o campeão do Apertura do México em 2013. Possui dois jogadores conhecidos no futebol. Rafa Márquez, zagueiro de 34 anos que jogou 7 anos no Barcelona e foi bicampeão europeu, é o mais famoso, o outro é o atacante argentino Mauro Boselli, campeão da Libertadores com o Boca em 2007 e em 2009 com o Estudiantes. Os jogos de Los Panzas Verdes são realizados no Estadio León, que tem capacidade para 28 mil pessoas.
Time Base - Yarbrough; Magallón, Márquez, Navarro (González) e Edwin Hernández; Elías Hernández, Montes e Peña; Arizala (Britos), Boselli e Maz.Rafa Márquez
34 anos
1,80m
zagueiro
Clubes que defendeu: Atlas-MEX, Mônaco-FRA, Barcelona-ESP, NY Red Bulls-EUA e León.
Grupo 8
Peñarol |
O Aurinegro de 122 anos que fez sucesso nos anos 60 e 80 na Libertadores voltou a ser protagonista no continente em 2011, quando foi vice-campeão. Para continuar com o ressurgimento, os Carboneros chegam para a edição de 2014 como campeões do Campeonato Uruguaio, com Antonio Pacheco, o 4° maior artilheiro da Liga Uruguaia, Marcelo Zalayeta, atacante que jogou por 13 anos na Europa, 6 deles na Juventus, e o goleiro Juan Castillo, ex-Botafogo. Utilizam o Estadio Centenario de Montevidéu, embora também possuam o José Pedro Damiani, que é bem menor. O clube está construindo um moderno estádio, que ainda não tem uma data para ser inaugurado.
Time Base - Castillo; Silva, Valdez, Darío Rodríguez (Sandoval) e Macaluso (Raguso); Píriz, Novick, Aguiar e Pacheco; Zalayeta e Jonathan Rodríguez.
Marcelo Zalayeta
35 anos
1,89m
atacante
Clubes que defendeu: Danubio-URU, Peñarol, Juventus-ITA, Empoli-ITA, Sevilla-ESP, Perugia-ITA, Napoli-ITA, Bologna-ITA e Kayserispor-TUR.
Arsenal |
É apenas a 4ª participação do clube da Grande Buenos Aires na Libertadores, sendo a 1ª em 2008, ou seja, todas nesse século, e a terceira participação seguida. Dessa vez, chega como campeão da Copa Argentina, apostando na juventude do elenco, ao contrário de muitas equipes da atual edição, com média de idade de 25 anos e apenas 4 jogadores na casa dos 30. Mauricio Sperduti, meio-campista de 27 anos, Hugo Nervo, zagueiro de 23 anos, e o atacante Julio Furch, de 24 anos, são os destaques do time dono do Estadio Julio Grondona, uma modesta casa, com capacidade para 16 mil torcedores e muita pressão, mesmo sem lotar realmente o estádio.
Time Base - Campestrini; Nervo, Echeverría, Braghieri e Pérez; Sperduti, Marcone, Gómez e Zelaya; Furch e Caraglio.Mauricio Sperdutti
27 anos
1,80m
meia
Clubes que defendeu: Newell's Old Boys-ARG, Palermo-ITA e Arsenal.
Deportivo Anzoátegui |
O clube fundado em 9 de novembro de 2002, segundo mais jovem da Libertadores de 2014, vai estrear na competição, já que no ano passado não passou da pré-Libertadores. Campeão do Apertura 2012 do Campeonato Venezuelano, o Aurirrojo conta com o atacante panamenho Edwin Aguilar, com o zagueiro Juan Fuenmayor, da seleção venezuelana, e com Ricardo Cardoso, o "Kuki", de 24 anos, que defendeu Portugal no sub-21, mas que pretende jogar pela Venezuela. O Anzoátegui joga no Estádio "El Majestuoso", em Puerto La Cruz, com capacidade para 40 mil pessoas após sua reforma para a Copa América de 2007.
Time Base - Edixson González (Ruiz); Parnisari, Fuenmayor e Cichero; Jhonny González, Kuki (Calzadilla), Evelio Hernández, Robert Hernández e Escobar; Moreno (Briceño) e Aguilar.Juan Fuenmayor
34 anos
1,76m
zagueiro
Clubes que defendeu: Maracaibo-VEN, Zulia-VEN, Valerenga-NOR e Anzoátegui.
Santos Laguna |
Dos times mexicanos que estão na Libertadores (contando também o Morelia, que saiu na fase classificatória), é o que pode trazer mais perigo para os adversários da América do Sul. Ficou 10 anos sem disputar a competição e volta com vontade de chegar mais longe do que já foi, com Oribe Peralta, atacante da seleção mexicana, eleito melhor jogador da CONCACAF em 2013, Javier Orozco, jogador de 26 anos que se destacou no Cruz Azul por seu faro de gol, e o aparentemente imortal goleiro Oswaldo Sánchez, de 40 anos, 3 Copas do Mundo e muitas histórias para contar. O Estadio Corona, com capacidade para 30 mil pessoas, é a casa dos Laguneros desde 2009, quando foi inaugurado, e é um exemplo de bom estádio para ser copiado pelo seu xará brasileiro segundo Pelé.
Time Base - Sánchez; Abella, Araujo, Lacerda e Figueroa; Juan Rodríguez, Ribair Rodríguez e Crosas (Calderón); Quitero, Orozco e Peralta.Oribe Peralta
30 anos
1,80m
atacante
Clubes que defendeu: Morelia, Léon, Monterrey, Chivas, Santos e Jaguares (todos do México).