O Ressurgimento da Colina Histórica
Por Lucas Cury
|
O Vasco foi além da conquistas de troféis, acabou fazendo ressurgir o respeito por parte dos outros clubes em relação Gigante da Colina.
|
Contra tudo e contra todos, lá está o Vasco da Gama de 2011, impressionando a cada jogo e transformando partidas fáceis em memoráveis. Porém, nem tudo foram as mil maravilhas neste ano, o recorde negativo de derrotas nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca e o infeliz acidente com o técnico Ricardo Gomes deixaram o torcedor com insegurança sobre a reação dos jogadores em campo, e para a surpresa de todos, essas causas negativas motivaram o elenco que acabou surpreendendo até a lógica. Atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem boas chances de título.
Em toda sua história, houveram momentos brilhantes, com memoráveis craques e ídolos, conquistas até hoje lembradas, porém na última década o Vasco passou por um momento muito difícil, escassez de títulos e o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro marcaram negativamente a história do clube que acabara de se livrar de uma “Ditadura” imposta pelo até então presidente Eurico Miranda. A Reestruturação era precisa, e aconteceu na medida certa sobre a batuta de Roberto Dinamite, eterno ídolo vascaíno. O Vasco voltou a ser respeitado pelos adversários, e sem contar na briga por títulos.
Mesmo que não conquiste os dois campeonatos que disputa, a Copa do Brasil foi marcante. Mas, se o Vasco quiser mesmo conquistar a Libertadores, vai precisar acrescentar algumas peças ao elenco, como por exemplo, mais um zagueiro e um lateral esquerdo, e é claro, manter Dedé, Juninho Pernambucano e Bernardo.
O Vasco virou um exemplo a seguir por todos os clubes do Brasil, como o Palmeiras, que passa por uma fase muito difícil, muitos anos sem títulos. Se seguir os passos do Gigante da Colina, poderá fazer como ele: entrar para a história.