O Draft 2012 da NBA (para os leigos, as franquias da liga escolhem jogadores vindos das universidades norte-americanas, além de alguns estrangeiros) teve como principais destaques duas universidades: a de Kentucky, campeã da liga universitária, com as duas primeiras escolhas vindas de lá, e a de North Carolina, com quatro jogadores escolhidos na primeira rodada.
Anthony Davis, 1ª escolha do Draft 2012 |
Para quem já vinha acompanhando, era claro que a primeira escolha seria por Anthony Davis. O ala-pivô teve média de 14.2 pontos, 10.4 rebotes e 4.7 tocos por jogo na universidade, peça-chave para a conquista do título da Universidade de Kentucky. Sobrou para o New Orleans Hornets, detentor da primeira escolha, levar o cara.
A segunda escolha não foi tão fácil de se prever. As previsões mais confiáveis davam que Thomas Robinson, da Universidade de Kansas, seria o escolhido. Porém Robinson foi apenas a quinta escolha, a mesma que previam onde a segunda escolha "real" estaria. O Charlotte Bobcats escolheu Michael Kidd-Gilchrist, da mesma Universidade de Kentucky. O ala teve média de 11.9 pontos e 7.4 rebotes por partida. Pela primeira vez na história do Draft as duas primeiras escolhas são da mesma universidade. Outros dois foram escolhidos da mesma universidade na primeira rodada, são Terrence Jones (ala, 18ª escolha, para o Houston Rockets) e Marquis Teague (armador, 29ª escolha, para o Chicago Bulls).
Roy Williams, técnico de North Carolina, com o boné dos quatro times que escolheram seus jogadores |
O outro destaque da noite, a Universidade de North Carolina contribuiu com quatro escolhas no primeiro round. Harrison Barnes (ala, 7ª escolha, para o Golden State Warriors), Kendall Marshall (armador, 13ª escolha, para o Phoenix Suns), John Henson (ala-pivô, 14ª escolha, para o Milwaukee Bucks) e Tyler Zeller (ala-pivô, 17ª escolha, para o Dallas Mavericks, que o trocou com o Cleveland Cavaliers).
Mais um brasileiro na NBA
Fab Melo agora é do Boston Celtics |
Com a 22ª escolha do Draft, o Boston Celtics selecionou Fab Melo, da Universidade de Syracuse. Isso mesmo, Fabrício Paulino de Melo, brasileiro, está na NBA. Melo foi destaque defensivo em Syracuse e poderá ajudar muito em uma possível renovação do elenco do Boston Celtics.
Outro brasileiro (na verdade, filho de brasileiros, tem dupla nacionalidade), Scott Machado, também estava previsto para ser escolhido no segundo round. Porém, não foi possível. muito por causa de ter jogado em uma universidade de pouca expressão, a de Iona. Scott será mais observado na Liga de Verão e ainda tem chances de entrar na NBA.