Pages

AddThis Smart Layers

468x60

domingo, 12 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos Londres 2012 - balanço final - internacional

 Quem gosta de esporte e acompanhou os Jogos Olímpicos intensamente, com certeza esteve contentíssimo com o que viu. Realmente, pro fã do esporte em geral, ou seja, aqueles que gostam tanto de futebol, quanto de badminton, vôlei, halterofilismo, tiro com arco, atletismo, natação, basquete e por aí vai, as Olimpíadas não deixaram a desejar.

Walsh e May, tricampeãs olímpicas
Phelps, o maior medalhista olímpico
 Pra variar, a maioria dos campeões olímpicos eram dos Estados Unidos, com a China muito próxima. O norte-americanos, como sempre, ganharam em esportes variados (foram 9 ouros no atletismo, 2 no basquete, um no boxe, outro no ciclismo, mais um no futebol, 3 na ginástica, um no judô, dois na luta livre, 16 na natação, um no polo aquático, remo e saltos ornamentais, 3 no tiro esportivo, 3 no tênis e um no vôlei de praia). Vale dar ênfase a alguns ouros: o do 4x100 feminino no atletismo, com quebra do recorde mundial após 27 anos; os dois do basquete, com sobras e domínio total; o penta no futebol; o tricampeonato de Walsh e May no vôlei de praia; além dos 4 ouros de Michael Phelps, maior atleta olímpico da história, com 18 ouros em 22 medalhas.


Os britânicos vibraram no velódromo com as medalhas conquistadas pelo país
 E o país-sede? Fez uma memorável participação, atrás apenas das duas superpotências. Os 8 ouros no ciclismo, mais atletismo, remo, boxe, entre outros, o Reino Unido fez história.


...e calou a todos que o criticavam
o raio Bolt passou por Londres...
 Tudo muito bom, muito bem, mas quando se for falar em atletismo, temos que falar da nova lenda Olímpica: Usain Bolt. O homem-raio conquistou três dos quatro ouros da Jamaica, que conquistou 12 medalhas, todas no atletismo. Quem viu, jamais irá esquecer os 100 metros rasos, em qual Bolt calou os críticos e fez explodir o Estádio Olímpico. E os 200 metros, com ouro, prata e bronze para o país de Bob Marley? Claro, com Bolt levando o ouro. Também não esquecerá os 4x100, com recorde mundial. O Mundo viu que a ciência ainda não conseguiu explicar quem é, ou melhor, o que é Usain Bolt.


os homens mais rápidos do mundo...
...e as mulheres mais rápidas do mundo
 Tecnicamente, é na Olimpíada que se deve fazer o seu melhor. Em Londres, 38 atletas fizeram não só o seu melhor, mas o melhor do seu esporte. Elena Lashmanova (Rússia) na marcha atlética de 20 km, os jamaicanos no 4x100, as norte-americanas no 4x100, David Rudisha (Quênia) nos 800m, Tatiana Kashirina (Rússia) no levantamento de peso, Lulu Zhou                                                 
(China) também no levantamento de peso, a italiana Jessica Rossi no tiro esportivo, as nadadoras norte-americanas no   4x100, as          
ciclistas britânicas nos 3000 metros por equipes, Ilya Ilyin (Casaquistão) no levantamento de peso, as nadadoras Yang Sun (China) nos 1500 metros, Missy Franklin (EUA) nos 200 metros nado livre, Rebecca Soni (EUA) nos 200 metros nado costas, Dana Vollmer (EUA) no 100m borboleta e Shiwen Ye (China) nos 400m medley, entre outros.


Pistorius fez história em Londres
 Devemos lembrar não só dos recordes, mas também das barreiras quebradas. A principais foram a participação das mulheres em todos os países árabes. Houve também a aprovação do uso do véu para atletas islâmicas. Mas a maior barreira quebrada foi quebrada com Oscar Pistorius, o primeiro corredor com as pernas amputadas da história olímpica. Mostrando que as Olimpíadas vão além das medalhas e recordes.     

0 comentários:

Postar um comentário