Pages

AddThis Smart Layers

468x60

sábado, 22 de março de 2014

Seleção histórica - Honduras

Espanha, 1982.  
 A classificação histórica para a maior competição do futebol como campeão das Eliminatórias da CONCACAF é a principal conquista hondurenha no esporte. A fase final, disputada na capital de Honduras, Tegucigalpa, ainda teve El Salvador (mais uma surpresa) como a outra classificada para a Copa na Espanha.
Imagem do pênalti duvidoso marcado para a Espanha
contra Honduras
 Porém, na Copa, a falta de experiência de Los Catrachos e o azar de cair em um grupo difícil, com a anfitriã Espanha, a sempre complicada Iugoslávia e a Irlanda do Norte, que tinha grande maioria de seus jogadores vindos de clubes ingleses. Mesmo não se classificando para a fase seguinte, La H jogou de igual para igual com seus adversários. Contra a Espanha, surpreendeu a equipe da casa com um gol de Zelaya aos 7 minutos de jogo. Só que, em pênalti duvidoso, Ufarte empatou, já no segundo tempo e a boa partida terminou no empate. Em seguida, contra os norte-irlandeses, outra partida encantadora, que também terminou em 1 a 1. 
Lance da partida entre Honduras e Iugoslávia
 Os dois empates e o grupo embolado colocaram Honduras com chances reais de classificação, a vitória na terceira rodada era importante, já que outro empate não ajudaria se Irlanda do Norte vencesse a Espanha (o que aconteceu). Contra a Iugoslávia, a história do jogo foi semelhante a das outras partidas: jogo disputado, chances para os dois lados, mas o empate sem gols persistia, até que aos 42 minutos da etapa final, Villegas deu um carrinho precipitado dentro da área e o pênalti foi marcado. Petrovic converteu em gol. A surpreendentemente boa seleção hondurenha saia da Copa, mas de cabeça erguida.
"Macho" Figueroa
com a camisa do Múrcia
 A participação no Mundial rendeu chances na Europa para os jogadores hondurenhos. Antes da competição, apenas Gilberto Yearwood atuava no futebol europeu, no Valladolid. Com as incríveis apresentações  na Copa, mais 6 jogadores da seleção foram pro Velho Continente. Héctor Zelaya foi para o La Coruña (em 83, sofreu uma grave lesão no joelho e decidiu encerrar a carreira), Ramón Maradiaga foi para o Tenerife, Anthony Costly recebeu uma chance no Málaga, o bom goleiro Arzú foi para o Racing Santander, Armando Betancourt foi para o RC Strasbourg e José Roberto Figueroa teve uma boa passagem pelo Múrcia.

Time base
Técnico: José de la Paz
Honduras x Espanha

Honduras x Irlanda do Norte

Honduras x Iugoslávia


0 comentários:

Postar um comentário