Depois das 32 equipes duelarem durante 17 semanas por um lugar nos playoffs, as 12 melhores conseguiram chegar lá. Confira essas 12 franquias e uma breve análise de cada uma.
Denver Broncos
A chegada do quarterback Peyton Manning, vindo do Indianápolis Colts, junto com o grande poder defensivo foram primordiais para para o título da divisão Oeste, assim como para a classificação em primeiro lugar na AFC para os Broncos. Com isso, terá a vantagem de jogar em casa em todos os jogos da pós-temporada.
É importante ressaltar que Tim Tebow, QB do Denver até a temporada passada, saiu para os Jets, e Peyton Manning, mesmo sendo um grande jogador, havia muitas duvidas sobre seu futuro, não se sabia se ele jogaria bem, já que ficara de fora da última temporada por causa de uma lesão no pescoço, foram mais de 600 dias parado. Mas Peyton voltou e comandou o ataque de Denver. Foram 13 vitórias e apenas 3 derrotas, a equipe do Estado do Colorado é um bom nome para um Super Bowl esse ano.
Na defesa, Von Miller (OLB) e Elvis Dumervil (DE) estão entre os 15 maiores sackadores da temporada.
Jogador em destaque - Peyton Manning
Depois do que já foi dito, nem precisa mostrar mais nada. Aliás, o camisa 18 é sério candidato para ganhar como MVP da temporada, além de disputar o Comeback of The Year, prêmio dado ao jogador que melhor voltou depois de uma lesão, ou algo assim, na temporada. Lançou para 4.659 jardas e para 37 touchdowns, com 68,1% de acertos de seus passes.
New England Patriots
Mesmo sendo fácil se classificar, afinal os Pats estão na Divisão Leste, disputando com os não muito fortes Buffalo Bills, New York Jets e Miami Dolphins, a equipe de Massachusetts conseguiu terminar com a segunda melhor campanha na AFC, ganhando, junto com os Broncos, uma semana a mais de folga, se classificando diretamente para as semifinais.
Com 12 vitórias e 4 derrotas, a defesa do New England foi grande destaque. Jerod Mayo (OLB) ficou em quarto lugar em tackles; Devin McCourty (FS) e Tavon Wilson (SS) ficaram entre os melhores em interceptação.
Já no ataque, Stevan Ridley (RB) percorreu 1.189 jardas com a bola conseguindo 12 TDs; Wes Welker (WR) recebeu 118 passes do QB, conseguindo 6 TDs; Rob Gronkowski conseguiu 11 TDs. O kicker Stephen Gostkowski conseguiu converter em field goal 83% de seus chutes, sendo dois convertidos acima da casa das 50 jardas.
Jogador em destaque - Tom Brady
Foram 4.543 jardas percorridas pelos seus lançamentos, passes para 32 touchdowns e 63,1% de passes acertados, sendo um de 83 jardas para o TD. Líder há um bom tempo dos Patriots, Brady mantém-se como o principal nome do time, além de um dos grandes nomes da NFL na atualidade, mesmo com a derrota doída no último Super Bowl, para o New York Giants.
Cincinnati Bengals
Desde as temporadas de 1981 e 1982 que não se via o Cincinnati Bengals por dois anos consecutivos. Isto porque Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers mandavam na divisão Norte, até agora. Só que a campanha ruim dos Steelers e a boa campanha dos Bengals garantiram o segundo lugar na divisão para o time do Estado de Ohio. Com 10 vitórias e 6 derrotas, a equipe pegou a sexta vaga da AFC para os playoffs.
A defesa de Cincinnati teve nos nome de Geno Atkins (DT) com 39 tackles na temporada; Vontaze Burfict (OLB) com 73 tackles e duas recuperações de fumbles; Michael Johnson (DE) com 35 tackles; e Carlos Dunlap (DE) com 33 tackles, uma interceptação e um touchdown.
Andy Dalton (QB) lançou para 3.669 na temporada, com 62,3% de aproveitamento nos passes. BenJarvus Green-Ellis (RB) percorreu 1094 jardas, conseguindo 6 TDs; o Kicker Josh Brown teve 92% de aproveitamento, com 11 de 12 tentativas de field goal, sendo que o único erro foi acima de 50 jardas.
Jogador em destaque - A.J. Green
O Wide Receiver dos Bengals foi responsável por 11 TDs, recebendo boa parte já na End Zone. Aliás, Green recebeu 97 passes, sendo jogador-chave nos avanços do Cininnati Bengals.
Baltimore Ravens
O campeão da divisão Norte venceu 10 e perdeu 6, levando a equipe do M&T Bank Stadium para mais um playoff da AFC. Os Ravens tem um forte jogo ofensivo pelo chão.
Paul Kruger (OLB) com 42 tackles e 9 sacks; Ed Reed (FS) com 58 tackles, além de 4 interceptações e 1 TD sao grandes nomes da defesa de Baltimore.
No ataque, o QB Joe Flacco não foi o destaque, mas comandou bem as jogadas, lançando para 3817 jardas, sendo 12 vezes passes acima de 40 jardas, inclusive um passe de 61 jardas para o TD, aproveitamento de 59,7%. Outro jogador que vem indo bem é o kicker Justin Tucker, com aproveitamento de 91% das 34 tentativas de field goal, com 100% de aproveitamento de chutes de mais de 50 jardas, foram 4 FG por essa faixa do campo. Nos retornos de kicks, Jacoby Jones correu por 1.167 jardas, marcando 2 TDs, o mais longo, de 108 jardas.
Jogador em destaque - Ray Rice
O bom jogo pelo chão de Baltimore é devido muito ao RB número 27. Ele percorreu 1.143 jardas (média de 71,4 por jogo), com 51 corridas para first down e 9 TDs, sem falar que ele sofreu apenas um fumble na temporada.
Indianápolis Colts
A divisão Sul foi conquistada pelo Houston Texans, mas a campanha da equipe do Lucas Oil Stadium foi boa, tanto que foi uma das equipes a se classifcar para os playoffs sem ser campeão de divisão, ao lado dos Bengals. Com 11 vitórias e 5 derrotas, os Colts tem nos passes de 20 à 39 jardas a principal jogada, além de uma sólida defesa.
A defesa se destacou nas interceptações, com Darius Butler (Cornerback) responsável por 4 delas, com 2 TDs e 31 tackles. Falando em tackles, Jerrell Freeman (LB) conseguiu 90, somando os tackles em conjunto foram 145.
No ataque, as jogadas do QB com os WR chamaram a atenção. Só Reggie Wayne recebeu 106 passes, marcando 5 TDs. Outro nome do ataque de Indianápolis é o RB Deji Karim, responsável pelos retornos de kicks, conseguindo boas corridas de mais de 20 jardas, inclusive uma 101 jardas que terminou com seu TD.
Jogador em destaque - Andrew Luck
A saída de Peyton Manning abriu espaço para o QB Andrew Luck, que foi a primeira escolha do Draft 2012 da NFL. A equipe, que fez uma temporada péssima em 2011 devido a contusão de Manning, necessitava de um novo QB que correspondesse de um jeito semelhante ao de Peyton. Luck conseguiu isso. Lançando por 4.374 jardas, com direito a um passe de 70 jardas convertido em TD, um dos 23 que conseguiu. Entretanto, Luck teve 18 passes interceptados e sofreu 41 sacks, sendo um dos QB mais sackados da temporada.
Houston Texans
O campeão da divisão Sul com a terceira melhor campanha da AFC, a equipe do head coach Gary Kubiak chegou a ter 11 vitórias e apenas 1 derota, se classificando antecipadamente para os playoffs. Nas últimas quatro rodadas os Texans fizeram 1-3, terminando com 12 vitórias e 4 derrotas.
O QB Matt Schaub lançou por 4.008 jardas, para 22 TDs e 202 first downs. Quando precisou, o RB Arian Foster ajudou um bocado, percorreu 1.424 jardas e marcou 17 TDs, sendo o líder no quesito. Andre Johnson (WR) recebeu 112 passes de Schaub. O kicker Shayne Graham conseguiu 32 field goals, dezoito destes foram acima de 40 jardas.
Defensivamente, o conjunto texano funcionou bem. Foram 1090 tackles, treze interceptações, 9 fumbles e 44 sacks, garantiram até mesmo 38 TDs.
Jogador em destaque - J.J. Watt
Dos 44 sacks de Houston, o DE número 99 fez 20,5. Com esse número, J.J. Watt terminou a temporada regular como líder em sacks. O jogador também provocou 4 fumbles, recuperando 2, além de fazer 81 tackles. É por isso que o jogador formado em Winsconsin é destaque defensivo e um jogador-chave do Houston Texans.
Atlanta Falcons
Campeão da divisão Sul da NFC, o time de Atlanta foi o melhor da conferência, assim terá a vantagem de jogar em casa em todos os jogos dos playoffs, além de mais uma semana para se preparar e fazer a estreia nos playoffs já nas semifinais. Com 13 vitórias e 3 derrotas, a equipe do head coach Mike Smith utiliza bastante os passes de mais de 20 jardas, Tony Gonzalez (TE) com 93 recepções, Roddy White (WR) com 92 e Julio Jones (WR) com 79 foram os principais alvos.
Contudo, os Falcons não são lá os maiores fazedores de TDs, eles estão apenas na vigésima nona posição de 32 em TDs feitos, apenas 31. Comparando com os 55 do Tenessee Titans, líderes no quesito. Isso mostra que a equipe faz apenas o necessário para vencer, mais nada.
Defensivamente, o Atlanta Falcons está apenas em décimo sétimo em tackles, décimo nono em interceptações e vigésimo quinto em sacks . Ou seja, não tem lá uma grande equipe defensiva.
Jogador em destaque - Matt Ryan
Foram 4.719 jadas ultrapassadas pelos seus lançamentos, com 68,6% de aproveitamento nos passes, além de 32 lançamentos para TD, com direito a uma bola de 80 jardas convertida em TD. Em sua quinta temporada na NFL, o QB lidera o ataque dos Texans em sua melhor temporada na Liga.
San Francisco 49ers
Campeão de uma das divisões mais disputadas da NFL, a Oeste da NFC, o San Francisco obteve 11 vitórias, 4 derrotas e 1 inacreditável empate.
A defesa californiana tem um bom número de tackles, com os LBs NaVorro Bowman fazendo 149 tackles e Patrick Willis 120. Em sacks, Aldon Smith obteve 19,5.
Pelo chão, o RB Frank Gore conseguiu percorrer 1.214 jardas, com 8 TDs. Pelo alto, o WR Michael Crabtree recebeu 85 passes, marcando 9 TDs. David Akers (K) não uma porcentagem tão boa de acertos (apenas 69%), porém obteve o FG mais longo da temporada regular, foram 63 jardas.
Jogador em destaque - Colin Kaepernick
Ele não era o QB titular. Porém, a lesão de Alex Smith deu uma chance para o número 7 do San Francisco. Em sua segunda temporada, não se sabia realmente se ele iria dar conta de substituir Smith, já que na primeira temporada Colin jogou apenas 3 jogos incompletos e não fez muita coisa. Só que Kaepernick não só deu conta como, após o retorno de Alex Smith, permaneceu no time por opção do head coach, Jim Harbaugh. Em 13 jogos, o agora QB titular lançou por 1.814 jardas e deu passe para 10 TDs.
Green Bay Packers
Em mais uma participação garantida nos playoffs, o time de Wisconsin venceu a divisão Norte da NFC com 11 vitórias e 5 derrotas, terminando em terceiro no quadro geral da conferência.
O head coach Mike McCarthy conta com os passes de Aaron Rodgers para os receptores. Foram 374 recepções, com os WRs Randall Cobb recebendo 80 e James Jones 64 destes passes. Cob também marcou 8 TDs, enquanto James Jones conseguiu 14. O kicker Mason Crosby converteu 21 field goals, com 63,6% de aproveitamento.
A defesa de Green Bay mostrou certa solidez. Foram 18 interceptações, com o CB Casey Hayward conseguindo 6; 47 sacks, destaque para o OLB Clay Matthews com 13; e 1.104 tackles, com o Strong Safety Morgan Burnett fazendo 123.
Jogador em destaque - Aaron Rodgers
O MVP da temporada de 2011 conseguiu mais uma vez comandar o ataque dos Packs para mais um playoff. Com 67,2% de aproveitamento, o QB lançou por 4.295 jardas, passando para 39 TDs, sendo segundo colocado na temporada neste quesito. A precisão do camisa 12 de Green Bay é tão boa que só ocorreram 8 interceptações de seus passes. Para ter um passe bem preciso, é necessário certo tempo para a movimentação dos jogadores, e Rodgers espera bastante para passar. Assim, o passe sai melhor, porém alguns sacks podem ser sofridos. Logo, o jogador dos Packers é líder em sacks sofridos, com 51 na temporada. Nada que diminua seu grande poder de decisão.
Washington Redskins
Desde de 2006 a equipe do FedEx Field não aparecia nos playoffs, disputa uma das mais difíceis divisões da NFL, com Dallas Cowboys, New York Giants e Philadelphia Eagles. Porém, os Skins conseguiram fazer uma inesperada grande temporada, terminando vencedor da divisão Leste da NFC, com 10 vitórias e 6 derrotas.
A defesa é uma das maiores interceptadoras de passes da temporada, com London Fletcher (LB) fazendo 5, DeAngelo Hall 4 e Rob Jackson também 4. Além de ser a segunda em tackles, foram 1.171, e mais uma vez London Fletcher se destaca, com 139.
No ataque, as jogadas com o RB Alfred Morris (RB) garantem o sucesso, com 1.613 jardas percorridas e 13 TDs, o rookie forma uma boa dupla com o outro novato: Robert Griffin III. O WR Santana Moss marcou 8 TDs, recebendo 41 jardas.
Jogador destaque - Robert Griffin III
A segunda escolha do Draft 2012, vencedor do Troféu Heisman 2011, dado ao melhor jogador da temporada no College football. RG3 conseguiu 65,3% de aproveitamento em seus passes. Mas o camisa 10 dos Skins se destacou positivamente por marcar 7 TDs, e negativamente por sofrer 12 fumbles, sendo 9 em corridas. Mesmo assim, a chegada de Griffin III foi primordial para a classificação dos Redskins para os playoffs.
Seattle Seahawks
A equipe do Estado de Washington está de volta aos playoffs, após ficar 2011 de fora. Com 11 vitórias e 5 derrotas, fizeram uma empolgante temporada, terminando em segundo na NFC Oeste, mas com campanha tão boa que ganhou a vaga extra.
Os jogos no CenturyLink Field foram importantes para a boa campanha dos Seahawks. Com um barulho ensurdecedor de sua torcida, muitas vitórias importantes foram obtidas em Seattle. Mas dentro de campo a equipe também contribuiu.
Na defesa, o CB Richard Sherman interceptou 8 bolas. Já Bobby Wagner (MLB) conseguiu 140 tackles. Chris Clemons (DE) obteve 11,5 sacks e Bruce Irving, 8.
Se a defesa foi uma das melhores da Liga, o ataque também contribuiu bastante para a equipe chegar aos playoffs. O RB Leon Washington apareceu nos retornos de kicks e punts. Foram 784 jardas percorridas pelos retornos de kicks, com um TD conquistado, e 356 jardas em retornos de punts. Já o QB Russell Wilson teve 64,1% de aproveitamento, dando 26 passes para TD. Entretanto, foi pelo chão os Seahawks foram melhor.
Jogador em destaque - Marshawn Lynch
O RB camisa 24 foi o principal nome do ataque na temporada. Percorreu 1.590 jardas, fazendo 11 TDs. Combinando os dois números, Lynch chegou a fazer um TD após percorrer 77 jardas. Também contribuiu para 68 first downs.
Minnesota Vikings
Com 10 vitórias e 6 derrotas, os Vikings ficaram com uma das vagas extras da NFC, já que terminaram e segundo na divisão Norte, atrás do Green Bay Packers.
O head coach Leslie Frazier tem em mãos uma equipe forte no jogo pelo chão. Para se ter ideia, o QB Christian Ponder passou para apenas 18 TDs, e sofreu 12 interceptações. Em retornos de kicks, o WR Percy Harvin percorreu 574 jardas, destaque pera uma corrida de 105 com TD. Já em retornos de punts, o CB Marcus Sherels chegou a marcar um TD após correr 77 jardas. Blair Walsh (K) converteu 35 FGs em 38 tentados.
Já na defesa, os 148 tackles de Chad Greenway (OLB) e os 12 sacks de Jared Allen (DE) se destacaram na equipe do Mall of America Field.
Jogador em destaque - Adrian Peterson
O RB foi o jogador que mais correu com a bola na temporada da NFL. Foram 2097 jardas, com direito a uma corrida de 82 jardas para TD, um dos 12 que ele marcou. Se a principal jogada dos Vikings é a corrida pelo chão, Adrian Peterson é a peça-chave dessa jogada. O jogador número 28 quase chegou ao recorde de jardas percorridas em uma temporada regular, de Eric Dickerson com 2.105 jardas percorridas em 1984.
Confira a tabela dos playoffs 2013 da NFL.