Pages

AddThis Smart Layers

468x60

terça-feira, 12 de março de 2013

Formas e Formatos

 Enquanto 18.020 pessoas iam ao Morumbi ver mais um jogo sem valor da décima primeira rodada do Paulistão, um choque-rei sem sal que terminou em 0 a 0, no Engenhão, 32.770 torcedores foram acompanhar outro clássico: Vasco x Botafogo, final da Taça Guanabara. Por mais que o nível técnico dos dois jogos não fossem lá grande coisa, pelo menos Vasco x Botafogo era um jogo decisivo, tudo isso graças ao formato do Campeonato Carioca que, mesmo com equipes não muito fortes, garante emoção para o torcedor, o grande interessado nisso tudo.


No Engenhão, o Botafogo conquistava o primeiro turno
do Campeonato Carioca...
... Enquanto isso, Palmeiras e São Paulo disputavam algo
semelhante a um amistoso no Morumbi
 Talvez não seja a forma mais justa de mostrar o campeão, mas o formato do Estadual do Rio de Janeiro é menos modorrento que o de São Paulo, um torneio com 19 rodadas e 8 dos 20 clubes vão para os mata-matas, sem nenhuma vantagem a não ser a de jogar em casa os quatro primeiros. Assim, Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians disputam a primeira fase com pouca vontade, pois sabem que, de qualquer forma, irão para a fase seguinte. Então, o que se vê nas 19 rodadas da primeira fase são os clubes grandes não dando muita importância para os jogos (nem mesmo os clássicos) e as outras equipes, exceção feita à Ponte Preta, se matam pra ficar em uma boa posição. Sem falar do preço do ingresso, que afasta ainda mais o torcedor dos estádios. A Federação Paulista de Futebol colocou no regulamento do torneio que o preço mínimo do ingresso é de R$40,00. Tem que ser muito fã do futebol para gastar por volta de R$360,00 para ir em todos os jogos de seu time quando mandante.


 O Campeonato Carioca é feito por 16 equipes divididas em 2 grupos, os membros de um grupo enfrentam os do outro grupo no primeiro turno, os dois melhores de cada grupo disputam as semi-finais, chegando à decisão do primeiro turno (conhecido no Rio como Taça Guanabara). Os times de um grupo se enfrentam entre si, assim como os do outro grupo no segundo turno (a Taça Rio), chegando à fase final, idêntico ao primeiro turno. Não é o melhor modelo de campeonato que existe, nem o Carioca é o melhor estadual do Brasil (16 clubes diminui o nível técnico do torneio), mas é melhor que o modelo atual do Paulistão.

 Como seria o modelo do "Cariocão" no Paulistão. Bom, pra começar, o número de equipes teria que diminuir, de 20 pra 16. Além disso, algumas promoções nos ingressos poderiam ser feitas, para partidas como São Bernardo x Oeste (apenas um exemplo) terem bons públicos. Outra coisa importante (e pouco provável) é a de uma maior independência da TV Globo, que mais atrapalha que ajuda os clubes. E vale falar também do comportamento das torcidas organizadas, que devem ajudar para as famílias voltarem aos estádios, voltado a ser o bom e velho Campeonato Paulista. Não tem-se futebol suficiente para fazer isso, mas um bom modelo de competição pode ajudar para que melhore muito.  

0 comentários:

Postar um comentário