Pages

AddThis Smart Layers

468x60

domingo, 24 de março de 2013

O que faltou?

 O GP da Malásia teve enredo bem diferente da primeira corrida da temporada 2013 da Fórmula 1. Quase de tudo aconteceu. Destaque para as disputas por posições entre companheiros da mesma equipe (mesmo com a equipe pedindo para não acontecer aquilo, até com o chefe da equipe pegando o rádio para falar pessoalmente para não ter uma disputa entre companheiros) e até piloto entrando na "casa" errada. 


Alonso saindo da pista e do GP da Malásia
 A chuva no momento da largada obrigou os corredores a largarem com pneus para chuva. Ao contrário do GP da Austrália, a largada de Felipe Massa foi ruim. Saiu em segundo, no lado sujo da pista do autódromo de Sepang, e caiu para quinto. Fernando Alonso foi o primeiro a ultrapassar o brasileiro. Logo após isso, foi pra cima de Vettel, que fez a pole. Porém, após um toque no piloto alemão, a asa dianteira do carro da Ferrari ficou prejudicada. Ao invés de ir para os boxes imediatamente para trocar o bico, o espanhol ficou na pista. Na volta seguinte, a asa do carro se espatifou, e Alonso saiu da corrida, após um início promissor.


Hamilton  fazendo uma "visita" à sua ex-equipe
 As primeiras paradas começaram na sexta volta, destaque para a opção de Vettel em colocar pneus para pista seca. Além da super gafe de Lewis Hamilton, hoje piloto da Mercedes, que parou nos boxes da McLaren, sua ex-equipe. Prontamente "rejeitado" pelos mecânicos da equipe, Hamilton saiu de lá e foi para o seu verdadeiro box, na Mercedes.


Após largada ruim, Massa pelo menos manteve
o quinto lugar
 Mesmo Felipe Massa conseguindo manter a quinta posição até o final, se engana quem pensou que sua posição nunca fora ameaçada. Massa chegou a ser oitavo, devido às estratégias de um pit stop a menos de Kimi Raikkonen, Romain Grosjean e Sergio Pérez, mas o piloto brasileiro conseguiu ultrapassar os três e terminar em quinto.

 Outra bagunça ocorreu nos boxes da McLaren. Dessa vez, foram os mecânicos que fizeram a "burrada". Permitiram a saída de Jenson Button antes de um dos pneus ter sido totalmente colocado. O piloto britânico saiu da corrida. E a McLaren segue em 2013 com as lambanças nos boxes, que marcou 2012.


Disputa entre Vettel e Webber
 Na pista, quando Mark Webber, então líder da corrida, saía dos boxes, seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, chegava com tudo para pegar a posição. Mesmo a equipe Red Bull sendo contra a disputa entre os dois pilotos, Vettel não quis saber, e proporcionou junto com Webber a melhor briga por posição da corrida. Foram quatro curvas lado a lado, com uma espetacular ultrapassagem de Vettel no final da história. Daí pra frente, os dois mantiveram suas posições até o fim da corrida. Primeira vitória do tricampeão mundial na temporada, que assume a liderança no Mundial de Pilotos.
Hamilton agradecendo Rosberg
 por não ultrapassá-lo

 Outra disputa entre companheiros de equipe quase aconteceu. Enquanto Nico Rosberg voava na quarta posição, Lewis Hamilton ia mais lento poupando combustível para encerrar a prova. Então, Rosberg, um tanto ingênuo em acreditar em uma permissão concedida, decidiu pedir para a equipe a permissão para a ultrapassagem. Porém, o próprio chefe da equipe, Ross Brawn, disse para ele permanecer na posição. E Hamilton cruzou a linha de chegada, quase sendo empurrado pelo piloto alemão. 



"Depois da última parada, a equipe nos disse que era para diminuirmos o ritmo, que precisávamos cuidar dos pneus e dos carros para chegar ao fim da corrida inteiros. Foi o que fiz. O Seb desrespeitou as ordens e tomou suas próprias decisões. Ele terá proteção como sempre. É assim que funciona."  (Mark Webber)




"Gostaria de vir aqui com uma boa desculpa ou uma história legal, mas não posso. Essa é a verdade. Tenho que pedir desculpas a Webber. Ele estava poupando o carro e os pneus, e eu assumi um grande risco em ultrapassá-lo. Cometi um grande erro hoje. Não deveria ter feito isso. Com certeza não é uma vitória que me deixa muito orgulhoso, porque deveria ter sido de Mark. Não posso mudar isso agora. Mas espero que haja uma situação no futuro que eu possa." (Sebastian Vettel)                            


"Vettel colocou seu interesse acima da posição da equipe. Ele estava concentrado nos oito pontos de diferença entre o segundo e o primeiro colocado, o que foi errado. Ele já aceitou que estava errado. O que aconteceu hoje é algo que não deveria ter acontecido. Sebastian pediu desculpas e vamos discutir isso internamente com a equipe" (Christian Horner, chefe da Red Bull)

0 comentários:

Postar um comentário