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domingo, 14 de abril de 2013

Aula do Espanhol

 Na temporada 2013 da Fórmula 1, nenhuma das duas primeiras corridas tiveram o domínio de um piloto durante toda a corrida. O GP da China foi o primeiro a ter um piloto "engolindo" os outros competidores. Em meio à troca de farpas entre os colegas de Red Bull, Vettel e Webber, quem deu uma aula de pilotagem foi o espanhol da Ferrari, Fernando Alonso, que venceu de maneira dominante em um circuito que permite muitas ultrapassagens e causa grande desgaste para os pneus.
Boa largada dos carros ferraristas 

 Logo no início, viu-se que a Ferrari ia brigar pela vitória no autódromo chinês. Largando no lado "limpo" da pista, Alonso (que largou em terceiro) e Felipe Massa (em quinto) ultrapassaram Kimi Rakkonen e Nico Rosberg e ficaram na cola de Lewis Hamilton, que conseguiu a pole. Na quarta volta, Alonso conseguiu assumir a ponta ao passar o piloto britânico, Felipe Massa aproveitou o espaço e também deixou Hamilton para trás.


Massa começou bem, pressionou até o Alonso,
mas acabou fazendo apenas uma razoável corrida
 Por ter grande desgaste dos pneus, as estratégias das equipes e pilotos foram muito importantes para uma boa corrida. Alguns optaram por começar com pneus médios, que aguentam mais voltas, como Button e Vettel. Mas a maioria preferiu começar com os macios, resultando no início das paradas antes da décima volta. Por estar na frente, a Ferrari optou pela parada do Alonso antes da parada do Felipe. Junto com o espanhol, Raikkonen também parou. Ficando uma volta a mais na pista, Massa perdeu segundos importantes devido ao desgastado pneu. Ao voltar à pista, ficou atrás de Hamilton e Raikkonen. Após o bom início, o resto da corrida do brasileiro foi razoável.

 Enquanto Massa sofria por ter ficado mais tempo do que devia com pneus macios, Alonso aproveitou estar com pneus novos para ultrapassar dois pilotos que ainda não haviam parado, Paul Di Resta e Sergio Pérez. Após as paradas de Hulkenberg e Vettel, o ferrarista foi para a segunda posição, atrás apenas de Button, quando os dois primeiros vão para os boxes.

 Sebastian Vettel chegou à liderança quando Button e Alonso foram trocar os pneus, com uma tática de duas paradas apenas, e a última nas últimas voltas, para dar o máximo que o carro Red Bull oferece com pneus macios, o alemão fez sua primeira parada e, logo em seguida, usou da melhor maneira os novos pneus, ao ultrapassar Di Resta, Massa, Hulkenberg e Button, chegando ao quarto lugar. Após as terceiras paradas de Alonso, Raikkonen e Hamilton, o tricampeão mundial voltou ao topo da classificação. Porém, a necessidade de mais uma parada tirava as chances de vitória do piloto. Ainda mais após a ultrapassagem de
Por pouco Vettel não alcança Hamilton
Alonso, que assumiu a ponta e partiu para a bandeirada final. Sobrava para Vettel a tentativa de um lugar no pódio. Sua segunda parada, para colocar pneus macios, permitiu que o carro Red Bull desse seu máximo sob o comando de Vettel para tirar uma boa vantagem do terceiro colocado, Lewis Hamilton, em poucas voltas. A vantagem foi tirada. Entretanto, o alemão só chegou no britânico na reta final. Se tivessem mais 500 metros, com certeza teríamos Vettel na terceira posição, mas o terceiro lugar ficou com Hamilton, o segundo com Kimi Raikkonen.

 
Trinta e uma vezes Fernando Alonso
 Depois de sair no início do GP da Malásia, ter sua fase questionada, até mesmo sendo cogitado que ele estaria sentindo a pressão devido às boas apresentações de seu companheiro, Felipe Massa, Fernando Alonso mostrou que sua autoconfiança permanece intacta, chegou no lugar mais alto do pódio pela 31ª vez. Agora, o piloto espanhol está ao lado de Nigel Mansell, na quarta colocação do ranking de vitórias na história da F-1. Ayrton Senna, com 41, Alain Prost, com 51 e Michael Schumacher, com 91, estão à frente de Alonso. Porém, entre os pilotos da atual F-1, não há quem esbanje tanta técnica como Fernando Alonso.      



"A equipe fez um excelente trabalho com a configuração do carro. Os pit stop foram perfeitos e rápidos. No fim, a vitória foi uma boa recompensa para todo time e, também, merecida depois do que aconteceu na Malásia. Precisamos continuar rumando na mesma direção e conquistar outro pódio no Bahrein." (Fernando Alonso)


 "Gostaria muito de ter vencido, mas Fernando esteve excelente. Além disso, não temos o mesmo ritmo de Ferrari e Lotus. Hoje, o ritmo geral não estava lá e, definitivamente, há áreas do carro que precisamos focar. Teremos algumas atualizações e precisamos continuar evoluindo. Precisamos evoluir onde estamos perdendo tempo. Temos muito trabalho pela frente, mas é uma benção estarmos tão bem." (Lewis Hamilton)

"Bom, na verdade a corrida começou muito bem, eu larguei muito bem. Eu tive um problema com o pneu dianteiro. Tinha um “graining”, o famoso macarrãozinho que vai formando no pneu, e do jeito que eu guio o “graining” ia aumentando, aumentando, aumentando e não limpava. Quando limpava era no final, faltando 5 ou 6 voltas para eu parar. Aí limpava e eu virava rápido no final, só que sofria a todo aquele momento com o pneu dianteiro. E o problema durante toda a corrida foi esse. Se não fosse esse problema, sem dúvida a corrida era outra. O carro tinha um ritmo bom quando o pneu funcionava, mas foi difícil fazer funcionar para mim." (Felipe Massa) 

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