Pages

AddThis Smart Layers

468x60

sábado, 11 de maio de 2013

Ele disse adeus

Após 39 anos de carreira,
um dos melhores treinadores da história decide se aposentar
 
 Mais que um treinador de futebol, um manager. Mais que um manager, um visionário multicampeão, uma lenda. Em 39 anos de carreira como treinador, desde o East Stirlingshire, St. Mirren, Aberdeen, todos na Escócia, até a grande trajetória no Manchester United, Sir Alex Ferguson sempre montou suas equipes pregando disciplina e controle para todos os jogadores, fossem estes famosos, ricos, desconhecidos ou  em busca de fama. Para muitos, foi isso que levou a todo o sucesso desse escocês que, aos 71 anos, decidiu se aposentar.


condecoração recebida por Sir Alex Ferguson
Ferguson fez com que muitos jogadores
 crescessem em suas carreiras
Em toda carreira, "Fergie" conquistou em torno de 45 títulos importantes, entre eles ligas e copas nacionais (13 vezes campeão do Campeonato Inglês), campeonatos continentais (entres esses, duas Champions League) e intercontinentais ( 2 Mundiais de Clubes com os Red Devils). Tantos títulos foram conquistados devido ao seu controle do vestiário e sua percepção para encontrar bons jogadores. Nomes como David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo entre outros foram trazidos por ele da base do United, de clubes menores ou de ligas menos competitivas. O controle do vestiário é algo que vai contra a definição de Sir, recebida por ele da Rainha Elisabeth II em 1999. Para segurar as rédeas do grupo, o escocês mostrou-se autoritário, intimidador e de "pavio curto", tanto com jogadores, comissão técnica, quanto com a imprensa. Por isso, teve problemas com vários jogadores, como Beckham, Paul Ince, Jaap Stam, Dwight Yorke, Diego Forlán, Roy Keane e Ruud van Nistelrooy. Porém, o reconhecimento
destes de que Ferguson brigava pelo melhor para o clube e para os jogadores existe. Beckham, por exemplo, declarou que, se não fosse o treinador, seu primeiro como profissional, ele nunca teria crescido como cresceu na carreira. Ferguson também se destacou como um adversário que tentava vencer já no psicológico antes de vencer no gramado. Treinadores como Kevin Keegan, Arsène Wenger e Rafa Benítez sofreram com os jogos psicológicos do Sir.   


Após uma vida dedicada ao futebol, Alex Ferguson terá seu merecido descanso. Muitas coisas aprendemos com ele, mas a principal é a que "nenhum jogador é maior que o clube", como ele mesmo disse.            

0 comentários:

Postar um comentário