Seleção Soviética de 66 |
Foi a primeira Copa do Mundo como Rússia, não mais União Soviética. Além disso, a competição sendo disputada no país arqui-inimigo nos tempos da URSS deu ainda mais a sensação de novos tempos. Esses novos tempos que os russos viviam não foram capazes de mudar a história da equipe no futebol, que seguiu a decadência do Exército Vermelho, o qual já era pouca coisa na Copa de 90, longe do time da Era Yashin.
Os russos não conseguiram parar Romário e o Brasil |
O grupo da Copa de 94 piorou as expectativas. Brasil, futuro tetracampeão na competição, e a Suécia, do goleiro Ravelli, deixaram a situação "russa" para os... russos. Perderam por 2 a 0 para o time de Romário e Raí (os dois autores dos gols) e por 3 a 1 para os suecos, de virada. A situação no grupo foi definida já na segunda partida, e a Rússia estava fora.
Pelo menos contra Camarões, com jogadores experientes da Copa de 90 e também já desclassificados, a Rússia atropelou: 6 a 1, com 5 gols de Oleg
Salenko (artilheiro daquela edição com 6 gols, detém até hoje o recorde de gols em uma só partida em Copas) e 1 de Roger Milla (foi o gol do recorde de jogador mais velho a fazer gol em Copas, com 42 anos). Vale lembrar que a vitória sobre os camaroneses foi com boa parte do time formado por reservas. Ah, se eles tivessem jogado mais vezes.
Milla e Salenko quebraram recordes na partida em San Francisco |
Como Rússia, ainda não fizeram uma campanha fantástica em mundiais, pois perderam muitos jogadores de seus antigos territórios (pra se ter ideia, boa parte da equipe Soviética em seus últimos anos era composta por jogadores ucranianos e lituanos). Porém, o esporte segue crescendo, mesmo com divergências políticas, étnicas e territoriais no país.
Time base
Técnico: Pavel Sadyrin |
Rússia x Brasil
Rússia x Suécia
Rússia x Camarões
0 comentários:
Postar um comentário