Do domínio na fase de grupos, passando por atropelamentos no início dos mata-matas, até chegar aos resultados surpreendentes das semifinais. Foram caminhos semelhantes, que terminaram no mesmo destino: o Estádio da Luz, em Lisboa. Pra garantir o tom histórico à partida, será a primeira final de Champions League disputada entre duas equipes da mesma cidade. O Real Madrid, maior campeão e em busca do 10° título da Liga, enfrentará o Atlético de Madrid, que retorna após 40 anos à decisão da maior competição europeia de clubes.
Atlético finalista de 1974 |
Em 1974, o Atlético passou por Galatasaray, Dinamo Bucharest, Red Star Belgrado e Glasgow Celtic até encarar o Bayern de Munich, base da seleção campeã mundial no mesmo ano, com Franz Beckenbauer, Sepp Maier, Paul Breitner e Gerd Müller. Aí não deu. Mesmo assim, os colchoneros, entre eles o futuro técnico e saudoso Luis Aragonés, ficaram para a história da equipe. O técnico era o argentino Juan Carlos Lorenzo, mesma nacionalidade do atual treinador, Diego Simeone. O estilo que Cholo Simeone implantou na equipe desde sua chegada em 2011 foi comparado ao de equipes sul-americanas, com muita garra, marcação forte, contra-ataque e torcida fanática.
Koke, Simeone, torcida, Diego Costa, Courtois são alguns destaques da equipe do Atlético |
Gol histórico de Zidane contra o Leverkusen na final de 2002 |
O Real atropelou o Bayern em Munique |
É claro que o CR7 é o dono da equipe, só poderia ser isso mesmo. Porém, Casillas voltou à grande forma, Sérgio Ramos, Marcelo, Bale, Modric e Benzema dão o apoio necessário para o craque português brilhar. Xabi Alonso pode ficar de fora, Casemiro - ele mesmo - tem tudo para pegar essa vaga no meio-campo e atuar na grande final.
Os mais de 65 mil lugares do Estádio da Luz estarão, teoricamente, bem divididos entre Merengues e Colchoneros, mas fica claro que o maior apoio será dado para o Real, de Ronaldo, ídolo da atual Portugal e maior esperança para a Copa no Brasil. Não resta dúvidas que será uma das maiores finais da Champions League de todos os tempos.
Estádio da Luz, palco da final madrilenha |
0 comentários:
Postar um comentário