Pages

AddThis Smart Layers

468x60

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Mercado até agora

 Como os campeonatos estaduais estão começando, está na hora de fazer um balanço da movimentação dos clubes atrás de contratações.


  O time passa por uma crise financeira grave. Devendo salário, luvas e muito mais. Mesmo assim, foi atrás de Vágner Love, tentou manter Thiago Neves. Mas, nenhuma proposta do rubro-negro foi satisfatória para o Al Hilal, clube que é dono dos direitos do jogador. Pra piorar, o meia foi parar no Fluminense. Sem falar que Ronaldinho ainda não está confirmado no elenco do Flamengo, apenas foi feito um acordo para o clube pagar o salário atrasado em um tempo maior. Na defesa, além de não trazer um zagueiro, o clube perdeu Alex Silva por causa das luvas não pagas. Quem chegou? Por enquanto só o lateral Magal, ex-Americana, e o atacante Itamar. É, realmente, o Flamengo está em crise.
Time base: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Jr. César; Airton, Willians, Renato Abreu e Bottinelli; Ronaldinho e Deivid.



  Conseguiu boas contratações. Precisava de um lateral-esquerdo, trouxe o melhor do Brasileirão 2011, Bruno Cortês. Também precisava de zagueiro, trouxe dois, Paulo Miranda, do Bahia, e Edson Silva, do Figueirense. Reforçou o meio-campo com o ex-cruzeirense Fabrício, o ex-Figueirense Maicon e Jádson, do futebol ucraniano para o meio de criação do Morumbi, ao lado de Lucas. Mesmo não tendo um segundo atacante, com a saída de Dagoberto, o time não necessita mais de jogadores para essa posição, Luís Fabiano pode jogar como único atacante, fortalecendo o meio. O Lucas pode jogar de segundo atacante também. O São Paulo é, teoricamente, o time mais bem montado para o início do ano.
Time base: Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Cortês; Fabrício, Denílson,  Cícero, Lucas e Jadson; Luís Fabiano.


   Uma coisa foi bem feita: a manutenção do time do ano passado, com exceção ao lateral-direito Mariano, que foi para o francês Girondins Bordeaux. As chegadas de Bruno Vieira, ex-Figueirense, e de Jean, ex-São Paulo, são para tentar acabar com o problema da lateral pela direita. Também teve a contratação do zagueiro Anderson, que defendia o Atlético-GO, do meia Wagner, que estava na Turquia, e da volta de Thiago Neves. O Flu foi o clube que mais bem contratou, até agora, no Rio de Janeiro.
Time base: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Eusébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves (ou Wagner); Rafael Sóbis e Fred.


   A esperança de que o clube teria dinheiro para, enfim, montar um time competitivo está acabando. A lateral-esquerda, pelo menos, tem um jogador que pode dar certo: Juninho, ex-Figueirense, chegou para tomar conta da posição. A chegada de Daniel Carvalho é para, na teoria, ajudar o Valdivia na armação das jogadas, porém a ruim forma física do novo jogador põe em xeque essa expectativa. Já a busca pelo centroavante, uma das prioridades do clube, foi de nomes como Maxi López à Obina, entretanto nenhum acerto. Até que um jogador meio que se ofereceu para o Verdão, Hernán Barcos, agentino que atuou bem pela LDU, do Equador, na Copa Sul-Americana. O Palmeiras foi atrás dele, quase que consegue estragar a negociação, mas chegou a um acordo do o argentino e o clube de Quito. Também teve a chegada do zagueiro argentino Adalberto Román, e a saída muito esperada de Rivaldo. O Palmeiras sofreu, mas conseguiu contratar alguns nomes, ainda é pouco para quem quer voltar a conquistar títulos. Uma boa é apostar na categoria de base.
Time base: Deola; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Daniel Carvalho e Valdivia; Luan e Hernán Barcos.




 Fez dinheiro com a venda de Bruno Cortês, contratou um lateral-esquerdo mais barato, José Rojas, que integrava a Universidad de Chile. Chegou Andrezinho, um meia que estava no Internacional e que pode ajudar o Elkeson se jogar o que sabe. O clube dará mas uma chance para Jobson. Chegou um zagueiro, Brinner, ex-Paraná. Basta saber agora se o time irá encaixar com Oswaldo de Oliveira. 
Time base: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e José Rojas; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Maicosuel e Elkeson; Loco Abreu. 


  Não fez muitas empreitadas para trazer jogadores, priorizou no manutenção dos campeões brasileiros. Mas a chegada de Vitor Jr., do zagueiro Felipe, dos atacantes Élton e Gilsinho e do goleiro Cássio são boas para fortalecer o elenco. Talvez mais uma ou duas contratações desse tipo sejam necessárias para a formação do grupo da Libertadores.
Time base: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Alex; Émerson, Willian e Liedson.


  Manteve o time do ao passado, exceto o atacante Élton. Trouxe o zagueiro Rodolfo do Grêmio, pode vir a fazer uma dupla com Dedé, ou será apenas reserva. O lateral-direito Thiago Feltri chegou pra ser reserva de Fágner, a não ser que jogue pela esquerda. O meia Abelairas vai ter que brigar por uma vaga entre os titulares e o atacante Tenório vai disputar com Alecsandro e Eder Luis. O elenco do Vasco está mais forte em 2012? Veremos em breve.
Time base: Prass; Fágner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (ou Juninho) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (ou Tenório).


  Só trouxe o lateral-direito do Porto, Fucile. O time ainda é o mesmo vice-campeão mundial, tem qualidade suficiente para repetir as conquistas do ano passado, mas não será tão fácil assim.       
Time base: Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Adriano, Elano e Ganso; Neymar e Borges.

0 comentários:

Postar um comentário