As comparações no mundo esportivo são infinitas. Ainda mais para definir um "melhor da história". Quem foi melhor: Pelé ou Maradona? Maradona ou Messi? Messi ou Pelé? No basquete também é a mesma coisa, Jordan ou LeBron James? Jordan ou Kobe Bryant? Jordan ou Bill Russell? Ficamos por aqui. Se formos falar de automobilismo, vôlei, tênis, boxe, e por aí vai, o assunto "quem foi o melhor?" virá à tona. Com algumas exceções, o que definirá o vencedor dessa discussão será a geração na qual o viu.
Explico: no caso Messi x Pelé, a geração Pelé - pessoas que viveram os anos 60 e 70 - escolherá o eterno camisa 10 santista como melhor unanimemente. Aqueles que pegaram apenas a Era Messi, a escolha seria mais acirrada, com Messi saindo vencedor na maioria das regiões do planeta. Agora, se juntássemos todos, a escolha de Pelé ainda seria maior atualmente, devido a boa parte do pessoal de 60 e 70 ainda estarem vivos. Quando essa geração morrer, o "melhor da história" será o Messi.
No basquete, Bill Russell era o maior de todos. O pivô do Boston Celtics nos anos 60 foi 11 vezes campeão da NBA, MVP 5 vezes, entre outros títulos. Ainda é considerado por algumas pessoas o melhor da história, no tempo em que o jogo era praticamente todo dentro do garrafão. Só que boa parte dos que o viram já não estão presentes, ou seja, a geração Bill Russell está em extinção. Aí, nos anos 80 aparece um tal de Michael Jordan, que rouba a maioria dos votos de Bill de pessoas pós-anos 60 (vale lembrar que teve quem preferiu Kareen Abdul Jabbar). Até sua segunda aposentadoria, MJ foi unanimidade. Aí começou a jogar o Kobe Bryant, que foi chamado de "novo Jordan" por alguns, mas melhor que MJ não conseguiria, pois a lembrança de Jordan ainda estava fresca na memória. Algum tempo depois, chega LeBron James, com o mesmo rótulo de "novo Jordan", mas com um tempo a mais pós-Jordan, que garantiu a discussão para saber se LeBron é melhor que MJ. E aí começou. "Jordan é 6 vezes campeão da NBA, Lebron tem um título apenas." "O que importa não são os títulos, LeBron é mais atlético que Jordan." "Em uma disputa 1 contra 1, Jordan venceria!" "Não! LeBron levaria, com os pés nas costas!"... Porém, quem levaria a disputa seria Michael Jordan, a menos que LeBron James mantenha por mais um cinco, seis anos suas médias. Para a sorte de Jordan, LeBron apareceu em uma geração muito próxima da dele, se aparecesse daqui uns 30 anos, a escolha de LeBron James como "o melhor da história" seria muito provável.
O assunto é polêmico, essa é apenas mais uma teoria. Caso tenha outra visão, poste um comentário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário