Foi duro, pareceu que não ia dar. Treinador pede demissão e quem assume não tem "pedigree". Pra quê? O Flamengo ganhou a Copa do Brasil com toda a humildade de Jayme de Almeida, que passou a seus comandados aquilo que pensa do futebol (diferentemente de Mano Menezes). Sem falar que deixou jogar quem realmente estava bem, como o Brocador Hernane, que barrou Marcelo Moreno na equipe titular e foi o artilheiro flamenguista.
Em sua trajetória rumo ao tri, aproveitou o quanto pode a competição. Jogou todos os 14 jogos possíveis. Sem pressa de eliminar os jogos da volta nas primeiras fases, contra Remo, Campinense e ASA. Fez a alegria da massa rubro-negra no Pará, na Paraíba e em Alagoas, depois passava de fase em Volta Redonda (contra o ASA foi em Juiz de Fora).
Quem diria, o Fla passou pelo Cruzeiro (sim, o campeão brasileiro) nas quartas-de-final. Estava com um pé fora da competição quando estava perdendo por 2 a 0 no Mineirão, até Carlos Eduardo, que fez pouco pelo time, mas apareceu no momento mais importante da trajetória. O gol em BH foi responsável por deixar o Fla a um gol da classificação no jogo no Maracanã.
O adversário nas quartas-de-final foi o Botafogo, no momento em que Mano abandonou a equipe e Jayme entrou como "tampão". Foi aí que a raça, o amor e a paixão converteram-se em alimento para o fogo da torcida rubro-negra. O empate em 1 a 1 no primeiro jogo foi o de menos, uma vez que no jogo da volta o Mengão atropelou, foram 4 gols encima do rival, que não viu a cor da bola, só viu Hernane fazer gol, três aliás.
68.857 pagantes na final no Maracanã |
Contra o Goiás, o Flamengo deitou e rolou (virou clichê). Walter não jogou, mas será que ele mudaria a história? Foram 2 a 1 no Serra Dourada e 2 a 1 no Maracanã, o Flamengo garantiu a vaga para a final.
Na final rubro-negra contra o Atlético Paranaense, o Fla resistiu em Curitiba e trouxe o 1 a 1 para o Maracanã. Aí, não tem jeito. Os 68.857 pagantes viram o Time do Povo levar mais um título pra casa.
"O Hernane Brocador entrou na história do Flamengo a partir desse tricampeonato. Fui feliz em mais um jogo muito importante, pude fazer o meu gol e coroar o Flamengo com esse título importante, principalmente para mim. Foi muito importante, tive um ano de oscilações, entrava e saía. Chorei bastante antes desse jogo, pensei bastante nisso, e falei que seria o meu momento. E graças a Deus fui coroado com o gol e com o título." Hernane, atacante do Fla
"Ficamos fechadinhos e quando perceberam que o Flamengo era forte, nós já estávamos na final praticamente. Foi muito legal a ideia que procuramos passar. Eles perceberam que tinha que ser feito dessa maneira naquele momento. Nós jogamos uma sementinha em um grupo de estava muito debilitado e saiu uma planta muito linda" Jayme de Almeida
É importante também parabenizar o Atlético Paranaense, que apostou em uma pré-temporada e quase obteve título no primeiro ano dessa prática. Além disso, foi contra as previsões das imprensas bairristas do Rio Grande do Sul e do eixo Rio-São Paulo. Por muito pouco que não ganhou a Copa do Brasil, contra tudo e contra todos.
0 comentários:
Postar um comentário