Ilusão do Estadual?
O time se reforçou com Thiago Neves, Felipe e o tão comemorado pela massa rubro-negra, Ronaldinho, além de já contar com Renato Abreu, Léo Moura e Willians, e ter no comando o competente Vanderlei Luxemburgo.
No começo do ano, um sensacional título da Taça Guanabara e um irrepreensível título da Taça Rio, vencendo incontestavelmente os dois turnos do Campeonato Carioca e conquistando seu 32º título estadual. As vitórias contra equipes como Boavista, Resende, Nova Iguaçu e Volta Redonda acabaram iludindo o time e a torcida, já que contra os outros grandes do Rio, nas fases finais, apenas empataram no tempo normal, para ganhar nas penalidades. Dessa forma, a festa parou no Cariocão.
Na Copa do Brasil, parou nas quartas de final, perdendo para o Ceará a vaga para as semifinais, uma das maiores derrotas do clube no ano, para alguns foi inesperada.
Já no segundo semestre, perdeu para o chileno Universidad, levando um sonoro 4 a 0 no Rio de Janeiro, ficando fora nas oitavas de final da Copa Sulamericana. No Campeonato Brasileiro, chegou a entrar na briga pelo título, mas por causa de altos e baixos, conseguiu apenas a vaga para a pré-Libertadores, para enfrentar o já conhecido pelos rubronegros, o Real Potosí.
O que melhorar em 2012?
O time precisa urgentemente de um bom zagueiro, já que Ronaldo Angelim está de saída, e o Alex Silva ainda não mostrou para o que veio; um centroavante também é preciso, Deivid e Jael não merecem ser titulares; e talvez mais um meia para melhorar o elenco.
"Foi uma temporada boa, conseguimos nossos objetivos. Esse ano (2012) vai ser um outro planejamento, alguma coisa mais agressiva. Estou satisfeito e estamos bem tranquilos." (Vanderlei Luxemburgo)
Destaque do ano
Ronaldinho
Ele fez uma novela para decidir em qual clube jogar, acabou escolhendo o Flamengo. Chegou com a esperança de decidir, e até que não foi tão mal. R10 foi o capitão do Flamengo no ano, referência no ataque, teve algumas atuações que lembraram um pouco do Ronaldinho da época de Barcelona, como o espetacular 5 a 4 contra o Santos (para muitos, o jogo do ano do Brasileirão). Conseguiu até mais uma chance na Seleção Brasileira, lá também não fez feio, poderia ser melhor, mas seu jogo encaixou com o do Neymar e é uma boa esperança para a Seleção no ano que vem. Enfim, Ronaldo fez um satisfatório ano, e se espera mais dele para 2012.
0 comentários:
Postar um comentário