Pages

AddThis Smart Layers

468x60

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Resumo de 2011 - Santos

De dominante...a dominado


  Foi um ano muito bom para o Santos. Depois de vencer a Copa do Brasil em 2010, o objetivo era a conquista da Libertadores e uma vaga no Mundial de clubes.


 No início do ano, no campeonato Paulista, o time não estava indo bem, ao mesmo tempo, a disputa da Libertadores ia de mal a pior. Por isso, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro demitiu o treinador Adilson Batista e chamou Muricy Ramalho para trabalhar no clube praiano. Com Muricy, o Santos começou a funcionar. O 4º lugar na primeira fase do Paulistão levou o Santos à fase final. Eliminando a Ponte Preta e o São Paulo, chegou à final, contra o Corinthians. No Pacaembu, 0 a 0, na Vila Belmiro, um 2 a 1 deu ao alvinegro praiano o bicampeonato Paulista.

  Pela Libertadores, após a série de três jogos sem vencer, o Santos venceu os outros três jogos da fase de grupos, conseguindo se classificar em 2º lugar no seu grupo. Pelo mata-mata, América-MEX, Once Caldas-COL e Cerro Porteño-PAR foram derrotados. Na grande final, o adversário foi o Peñarol. Após um 0 a 0 no Uruguai, a final, no Pacaembu, deu o título ao Santos, com uma vitória por 2 a 1. Vaga no Mundial de clubes garantida.


  O alvinegro não quis disputar com toda a força o Campeonato Brasileiro, visando o Mundial, em uma possível final contra o Barcelona. Por isso, o clube ficou apenas em 10º lugar, mesmo assim, seu atacante, Borges, foi o artilheiro da competição.


   Depois de esperarem o ano todo, chegou o Mundial. O clube brasileiro estava representando a América do Sul. Na semi-final, uma vitória por 3 a 1 sobre o campeão japonês Kashiwa Reysol, e a final com o Barcelona confirmada, após os espanhóis derrotarem o Al-Sadd, do Qatar, por 4 a 0.


   A grande final foi nada mais do que uma aula de futebol. Embora os jogadores não mostraram aquela vontade que haviam tido na Libertadores, não há desculpa. O Barcelona dominou totalmente o jogo e venceu por 4 a 0. Fim do ano do Santos, de clube dominante no futebol brasileiro, a dominado totalmente pelo Barcelona.   


O que melhorar em 2012?


 Manter os titulares é primordial.Talvez a chegada de um zagueiro, junto com um lateral-esquerdo e o lateral-direito Jonas, ex-Coritiba.
“A gente continua com o sonho de ser campeões mundiais. Já conversamos no vestiário de voltar aqui no ano que vem. Com certeza, a gente vai fazer de tudo para voltar e quem sabe ganhar do Barcelona ou de outro grande time. Perdemos para um grande time, temos que reconhecer isso. Com certeza, vamos voltar atrás do sonho”
                                                                                                (Muricy Ramalho)                  


Destaque de 2011
                                                              Neymar 
    
Foi o principal jogador santista do ano, com a contusão de Paulo Henrique Ganso. Finalmente, foi chamado pelo técnico Mano Meneses para a Seleção. Além de ser campeão Sul-Americano sub-20, campeão paulista e da Libertadores. Fez jogos sensacionais, como o jogo contra o Flamengo, na Vila Belmiro. Porém, acabou o ano apagado, na derrota por 4 a 0 do Barcelona, em Yokohama. Mas, não foi por isso que o ano do Neymar foi ruim, muito pelo  contrário, foi o melhor ano dele na carreira.

0 comentários:

Postar um comentário