O sorteio dos grupos da Copa 2014 colocou equipes campeãs mundiais no mesmo grupo, da mesma forma que foram montados grupos com poucos atrativos. Vejamos:
Grupo A: Brasil - Camarões - Croácia - México
O Brasil levou sorte no sorteio, uma vez que poderia ter um europeu mais qualificado pela frente, por isso tem tudo pra passar em 1º. Já a 2ª colocação tem tudo pra ser disputada, se levar em conta a fase complicada que a seleção mexicana sofre, que exige uma melhora da equipe; a ascensão da Croácia (e do bloco ex-Iugoslávia) no futebol europeu; e a base experiente dos leões indomáveis camaroneses. Palpite: Brasil e México passam.
Grupo B: Austrália - Chile - Espanha - Holanda
Os "deuses do futebol" uniram os dois finalistas da Copa 2010 no mesmo grupo, maravilha! Bem, não tão maravilhoso para Austrália e Chile. Os sul-americanos, inclusive, estão mais uma vez no grupo da Espanha. Embora os europeus sejam favoritos, eles não terão vida fácil. Tanto Austrália como Chile não são de dar a vitória tão facilmente, o que será definidor na classificação final do grupo. Palpite: Espanha e Holanda passam, não necessariamente nessa ordem.
Grupo C: Colômbia - Costa do Marfim - Grécia - Japão
A Colômbia como cabeça-de-chave levou muita sorte, pois nenhum grande europeu entrou em seu grupo. Entretanto, o melhor asiático e o melhor africano entraram. Se essa é a melhor geração colombiana, terá de provar sua força para passar de fase. Os marfinenses são fortes fisicamente, os japoneses estão cada vez mais técnicos, os gregos tiveram sorte nas eliminatórias, destoam no grupo. Palpite: passam Colômbia e Costa do Marfim.
Grupo D: Costa Rica - Inglaterra - Itália - Uruguai
Sim, são 3 campeões mundiais no mesmo grupo. Uruguaios, ingleses e italianos brigarão pelas 2 vagas para a próxima fase, não há um favorito. A Inglaterra tem um bom time, mas nunca mostrou solidez nas competições que disputou desde a Copa de !966. Ao contrário da Itália, tetracampeã mundial, mas que sofre com a defesa e a falta de protagonismo de seus atacantes (a exceção é Balotelli). O Uruguai tem história no passado e no mais recente, com a conquista da Copa América e o quarto lugar na última Copa, mas seu time sofreu nas Eliminatórias e vem sendo contestado. A única coisa que é certo é que a Costa Rica já tem data pra ir embora: dia 24 de julho. Palpite: Itália e Inglaterra passam.
Grupo E: Equador - França - Honduras - Suíça
A França se deu muito bem no sorteio. Os Bleus não estão em boa fase (isso já vem desde o fim da Copa 2006), mais uma classificação conquistada no finalzinho do jogo na repescagem. De repente, a sorte dos franceses aparece e os colocam em um grupo fraquíssimo. Entretanto, a seleção campeã mundial em 98 está se especializando em sair na primeira fase, não custa nada ficar atento com Equador e Honduras. A Suíça é mais regular e deve conseguir a vaga para a as oitavas. Palpite: Suíça e França se classificam.
Grupo F: Argentina - Bósnia - Irã - Nigéria
A Copa começará tranquila para os argentinos, uma vez que será bem difícil não passar de fase para a equipe de Messi. O maior desafio dos hermanos é a Bósnia, da escola Iugoslava de futebol. Fora a equipe do leste europeu, tem o Irã e a Nigéria, duas seleções que já tiveram gerações melhores no futebol. Palpite: passam Argentina e Bósnia.
Grupo G: Alemanha - Gana - Estados Unidos - Portugal
Grupo difícil. A Alemanha tem time pra passar em 1º no grupo, mas vai ter que provar. Gana já foi melhor, mas ainda tem força, principalmente ofensiva. Os Estados Unidos seguem com uma equipe com bom ataque e defesa bem razoável, mas podem surpreender. A seleção que definirá a classificação final do grupo será a portuguesa. Dependerá do quanto Cristiano Ronaldo estará inspirado na fase de grupos, já que o ataque lusitano é muito dependente do CR7. Palpite: Alemanha e Portugal se garantem na próxima fase.
Grupo H: Argélia - Bélgica - Coréia do Sul - Rússia
Além de uma boa geração, a Bélgica tem sorte. Provavelmente se classificarão em 1º no grupo, com russos e sul-coreanos disputando a outra vaga. A Coréia do Sul vem renovada, com pouca experiência internacional, o que pesa em uma Copa do Mundo. Já a Rússia disputa esta edição visando e Copa 2018, que será disputada em território russo. Os principais jogadores da ex-União Soviética já passaram dos 30 anos, o que aumenta a pressão nos mais jovens para eles começarem a se destacar. Palpite: belgas e russos se classificam.
0 comentários:
Postar um comentário