O ano do clube teve como prioridade o retorno à série A. Paulo Nobre foi eleito presidente e prometeu um planejamento "pés no chão". Foi bem isso o que aconteceu durante o ano. O experiente José Carlos Brunoro chegou para ser diretor executivo e montar uma equipe que garantisse o retorno do alviverde para a divisão principal da competição nacional.
O primeiro passo dos novos comandantes foi controverso. Hernán Barcos, um dos poucos jogadores que a torcida acreditava, acabou vendido para o Grêmio. Nas contratações, nomes medianos chegaram, Fernando Prass foi o principal jogador que chegou. Dessa forma, o Palmeiras começou o Paulistão. A primeira fase terminou com o clube em 6°, mas isso foi o de menos. A derrota por 6 a 2 para o Mirassol (equipe rebaixada no campeonato) foi vexatória, por pouco a trajetória de Gilson Kleina no Palestra não acabou após o duríssimo revés, mas ele foi mantido por Nobre.
Falha de Bruno contra o Tijuana |
O Verdão caiu nas oitavas da competição estadual nos pênaltis para o Santos. Na mesma fase caiu na Libertadores, para o Tijuana em pleno Pacaembu, num jogo marcado pela arbitragem, que deixou o "pau cantar", e pela falha do goleiro Bruno. Com a saída da Libertadores, o Palmeiras focou a série B.
Na competição mais importante do ano, os comandados de Kleina não deram chances para as surpresas. Garantiu o acesso há 4 rodadas do fim e o título com duas. Durante a disputa da 2ª divisão, houve a participação na Copa do Brasil. Entretanto, o campeão de 2012 não passou das oitavas, mesma fase que entrou. Perdeu para o Atlético Paranaense, num jogo que mostrou o quanto a equipe verde e branca estava abaixo dos times que disputaram a 1ª divisão. Foi a partir daí que Paulo Nobre e Brunoro começaram a pensar no elenco para 2014.
A presença de Gilson Kleina para o ano do centenário do clube foi difícil de ser confirmada. Marcelo "El Loco" Bielsa chegou a ser sondado para comandar o Verdão, mas uma equipe com o planejamento "com os pés no chão" não tinha como aceitar as condições do treinador argentino. Pressionados pela imprensa e torcida, Nobre e Brunoro decidiram renovar o contrato de Kleina para o ano do jubileu de ouro da Sociedade Esportiva Palmeiras.
O que melhorar para 2014?
É fato que o elenco palmeirense é limitado. Quando jogou com reservas na série B a equipe sofreu. Boa parte do time titular não pode permanecer titular, as contratações devem ser bem estudadas, pois o Palmeiras não tem margem pra erro, Nobre sabe disso. Precisa-se de um zagueiro bom pra jogar ao lado de Henrique (se esse não sair), assim como mais um meia para dividir a responsabilidade com Valdívia (além de ajudar Kleina em possíveis lesões do Mago), lateral-direito (já que Luis Felipe sairá) e um atacante para jogar ao lado de Alan Kardec.
Destaque do ano
Valdívia
Ele pode até não ter jogado todos os jogos, ou grande parte deles, mas quando jogou, foi muito bom. Deu a qualidade na armação que o time precisava. Devido ao bom futebol que apresentou no Verdão, voltou à seleção chilena e é o principal nome para representar o Palmeiras na Copa do Mundo. O Mago voltou, e a torcida espera que ele faça ainda mais em 2014.
0 comentários:
Postar um comentário