Pages

AddThis Smart Layers

468x60

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Resumo de 2013 - Santos

Fora dos holofotes


 Se em 2012 as principais alegrias da torcida santista foram a conquista do Paulistão e a permanência de Neymar, o que se pode dizer de 2013? A única conquista do Santos foi a Copa São Paulo de juniores, mas nada na equipe principal. Ainda teve a saída de Neymar e o fatídico jogo contra o Barcelona. 

Neymar chora em seu último jogo pelo Santos
 A intensão do Santos no início do ano foi de montar uma equipe forte, com Neymar tendo parceiros com mais qualidade. Para isso, Montillo e Marcos Assunção foram contratados. O Paulistão foi levado à sério pelo alvinegro praiano, já que não disputou a Libertadores 2013 e a Copa do Brasil começou mais tarde. Assim, o 3° lugar na primeira fase assegurou que a equipe jogasse em casa nas quartas-de-final. Na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Palmeiras nos pênaltis. Na semifinal, o adversário foi o surpreendente Mogi Mirim, segundo colocado na fase inicial. Mais uma vitória nos pênaltis e vaga para a final, disputada contra o Corinthians. Dessa vez, não deu para o time de Neymar e Muricy Ramalho. 

 Pela Copa do Brasil, a equipe santista passou pelo Flamengo-PI, Joinville e o goiano CRAC. Nas oitavas-de-final, o Grêmio derrotou o Santos, já sem Neymar e depois do jogo contra o Barcelona. Ah! O jogo contra o Barcelona...


 Órfãos de Neymar, já sem Muricy Ramalho, Felipe Anderson e Rafael Cabral, o Santos foi ao Camp Nou jogar contra o Barça na estréia de Neymar. Messi, Léo (contra), Alexis Sánchez, Pedro, Fábregas (2), Adriano e Jean Dongou fizeram os 8 gols do clube catalão enquanto o alvinegro passou em branco. O choque de realidade foi grande, e o Santos sentiu resquícios dessa derrota o resto do ano.



 No Brasileirão, o Santos cumpriu tabela. Montillo e companhia oscilaram demais, mas deu para terminar em 8°, paulista melhor colocado na competição. Mesmo assim, o alvinegro da Vila Belmiro esteve fora dos holofotes do futebol paulista e nacional em 2013.

 O que melhorar para 2014?   

 Não dá para manter a base da equipe para o ano que vem. Se o Santos tem pretensões de títulos, vai ter que trazer pelo menos um jogador pra cada posição. Porém, a prioridade é no reforço da lateral-direita, no meio (volantes, especialmente) e um atacante "matador".

 Destaque individual
                                                            Cícero
                             
 Chegou na equipe santista no início do ano, após ser pouco usado no São Paulo. Mesmo começando no banco, conseguiu ganhar a confiança de Muricy Ramalho e barrou Montillo, mais cara contratação da história do clube, em alguns jogos já no Campeonato Paulista. Com a saída de Neymar e de Felipe Anderson, Cícero virou o principal jogador do alvinegro e se tornou homem de confiança de Claudinei Oliveira, além de artilheiro do time no Brasileirão jogando no meio-campo.   

0 comentários:

Postar um comentário