Pages

AddThis Smart Layers

468x60

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Diário da Copa - 15° dia

Sem jogo de compadres. O último fado. Bélgica segue 100%. A vez da Argélia.


Alemanha e EUA jogaram sob muita chuva em Recife
 Chegou o último dia da fase de grupos do Mundial. Último, mas não menos importante. Uma vez que 3 vagas ainda estavam em disputa, duas delas no grupo G, onde Alemanha e Estados Unidos se encontravam. O jogo entre ambos estava cercado de conversas sobre um suposto "jogo de compadres" para as duas seleções se classificarem independentemente do resultado entre Gana x Portugal. Só que o que se viu esteve distante disso. Logo nos primeiros minutos, os alemães partiram pra cima, criaram várias oportunidades, mas a conclusão estava complicada. Os norte-americanos só responderam aos 22 minutos, em um chute de fora da área de Zusi e foi só. Já a Alemanha tentou com Kroos e Özil, obrigando duas defesas de Howard. 

Müller comemora seu 4º gol no Mundial 
 Da mesma forma foi o segundo tempo, porém  teve gol dessa vez. Aos 9', Mertesacker cabeceu, Howard fez grande defesa. No rebote, Müller acertou um belo chute na entrada da área e marcou seu quarto gol na Copa, o 9° em mundiais. Os EUA até tentaram empatar, mas o resultado da outra partida (principalmente após o segundo gol de Portugal) não os obrigavam a isso, então resolveram não arriscar. Klose substituiu Podolski para tentar fazer seu 16° gol em Copas, porém não conseguiu. Fim de jogo com vitória alemã e festa das duas equipes, classificadas para as oitavas-de-final.

Comboio com US$3 milhões em espécie
 chegava no hotel da seleção de Gana
 
 A classificação dos Estados Unidos só ocorreu porque Portugal não venceu por 4 gols de diferença, nem Gana venceu a partida. Seria surpreendente ver os ganeses obtendo a vaga para o mata-mata depois de tudo o que ocorreu com eles nos últimos dias. Por conta de uma dívida financeira da Federação Ganesa com os jogadores, relacionada a classificação da seleção para a Copa, os atletas ameaçaram uma greve, não entrariam em campo contra os portugueses se não recebessem os US$3 mi prometidos pela Federação. Numa cena de cinema, um comboio com o dinheiro chegou ao hotel onde estavam os jogadores, em Brasília (juro que não tinha a ver com políticos daqui, por mais improvável que pareça). Não foi o fim dos problemas. Kevin-Prince Boateng, maior nome da equipe, bateu boca com o treinador Kwesi Appiah e foi desligado da seleção, assim como Sulley Muntari, mais uma peça importante, que teria agredido um membro da comissão técnica. Nesse "climão", Gana foi pro jogo.

 Portugal, com um Cristiano Ronaldo longe de estar fisicamente apto pra levar um time nas costas, sofreu pra fazer um gol. Mesmo abaixo de seu nível, o CR7 fez o que pôde pra ajudar
Brasuca bateu no joelho de Boye antes de ir pro gol
sua seleção. Acertou o travessão em um chute complicado de ser feito, cabeceou sozinho na área, mas foi parado pelo goleiro Dauda. Seu lance característico, de pegar a bola pela esquerda, cortar para a direita e tentar um chute cruzado, saiu, embora sem a força necessária. Se nenhum português acertava o gol, Boye quis ajudar. No cruzamento de Miguel Veloso, ele tentou cortar o lance, o problema é que ela bateu no ganês e entrou no gol. Do outro lado do campo, o ataque de Gana não conseguia finalizar certo. Até que chegou o segundo tempo.
Gyan marcou o gol de empate de Gana
 Aos 11', Kwadwo Asamoah cruzou na segunda trave, lá estava Asamoah Gyan para empatar. Com mais um gol, Gana estaria nas oitavas-de-final (no momento, a Alemanha já batia os EUA). Gyan acertou a bola na cabeça de Waris na pequena área. Ele cabeceou pra fora. Os Estrelas Pretas atacavam, mas não conseguiam acertar o gol, foi um parto fazer o primeiro, o segundo só iria sair em um terceiro tempo. Pra piorar, quando Gana era melhor, Portugal fez 2 a 1, com Cristiano Ronaldo aproveitando rebote do goleiro Dauda. Aí não teve praticamente mais nada, pois os europeus não tinham tempo de fazer mais 3, nem os africanos de reverter a situação. Foram embora de mãos dadas.            
Cristiano Ronaldo deu adeus à Copa

Vertonghen aproveitou o rebote do goleiro pra fazer gol...
...e depois foi pra galera
 Encerrando a fase de grupos, Bélgica x Coréia do Sul e Argélia x Rússia definiram as últimas vagas para o mata-mata. Com muitos reservas, os belgas encararam os asiáticos, que ainda tinham chances de se classificarem. Quem já viu alguma partida da Coréia na Copa sabe da dificuldade que ela tem em finalizar as jogadas, ainda mais com um bom goleiro à sua frente, era o caso de hoje. Courtois parou os coreanos quando foi preciso. Já o ataque da Bélgica, com muitas alterações em relação aos dois últimos jogo, deixou a desejar mais uma vez. Mesmo após a expulsão de Defour no fim do primeiro tempo, Les Diables Rouge não se encontraram em grandes dificuldades, até fizeram um gol. No erro de Lee Keun Ho, a bola foi para Origi chutar de fora da área, o goleiro espalmou e Vertonghen apareceu pra conferir no rebote. Nove pontos da Bélgica em 9 disputados. A chamada Geração de Ouro está invicta, porém segue sem convencer.


Comemoração do gol de Kokorin

 Em Curitiba, russos e argelinos decidiram a segunda vaga do grupo H. Fabio Capello optou por uma Rússa com 2 atacantes, Kerzhakov e Kokorin, e obteve resultado rápido em campo. Aos 5 minutos, Kombarov cruzou na cabeça de Kokorin, um a zero. A Argélia não sentiu o golpe, foi para o ataque, criou mais, porém a bola não entrava. De cabeça, Slimani obrigou Akinfeev a fazer uma defesa fantástica. O primeiro tempo acabou com vantagem dos russos.


Akinfeev saiu mal e Slimani aproveitou
 Na volta do descanso, Samedov fez tabela com Kokorin e saiu na cara do gol, M'Bolhi fez grande defesa. A Rússia chegou perto de ampliar o placar, mas a foi a Argélia quem marcou. No cruzamento em uma cobrança de falta, Akinfeev saiu mal, Slimani subiu para empatar, para classificar as Raposas do Deserto, pela primeira vez, para a fase final, com muita festa dos jogadores e da torcida argelina. 
Festa argelina em Curitiba
 A adversária da Argélia na próxima fase é a Alemanha, o que é muita coincidência. Entenda clicando aqui.      

 Confrontos das oitavas que foram definidos hoje (26/06): Alemanha x Argélia (quem ganhar pega o vencedor de França x Nigéria) e Bélgica x Estados Unidos (pra definir o adversário de quem ganhar em Argentina x Suíça).

0 comentários:

Postar um comentário