Pages

AddThis Smart Layers

468x60

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Diário da Copa - 8º dia

Fiebre Amarilla, Luisito resolve e o jogo do "quase"

Gutiérrez fez a torcida lembrar de Falcao nesse lance

 Pelo grupo C, Colômbia e Costa do Marfim se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília. A torcida colombiana mais uma vez esteve presente em grande número, foi a já conhecida febre amarela que acompanha Los Cafeteros. Mas dessa vez o adversário era mais complicado que a Grécia, era a maior força do futebol africano no Mundial, sem Drogba (mais uma vez, o treinador optou em deixá-lo no banco). Mesmo assim, o treinador José Pékerman optou em jogar com seus laterais recuados, muito por causa de Gervinho e Gradel, dois pontas. Dessa forma, Armero e Zuñiga desceram pouco ao ataque, isso comprometeu o jogo colombiano. Só que Cuadrado, assim como contra a Grécia, mostrou muita habilidade e criou algumas oportunidades, assim como James Rodríguez. Pena que Teófilo Gutiérrez não é o atacante finalizador que o colombiano esperava na seleção. Do lado marfinense, Yaya Touré até criava, mas quem iria chutar? Seria Bony, substituto de Drogba. Seria. A falta do finalizador nos dois lados definiu o placar do primeiro tempo: 0 a 0.

Bony fez um "sei lá o que" e deixou a bola passar

 Depois do intervalo, as coisas seguiram do mesmo jeito. Boas jogadas, poucos chutes certos. Entre um dos lances, Touré cruzou de "três dedos" na direção de Bony, o cara podia cabecear, dominar no peito, mas não, muito simples. Decidiu tentar um voleio (acho que foi isso que ele tentou), ela passou na sua frente, sem ele tocá-la. A paciência da torcida acabou com ele e gritos pedindo Drogba foram ecoados. Não demorou muito para o grande nome da história do futebol marfinense entrar. Também não demorou muito para o primeiro gol da
Assim como contra a Grécia, teve dança
 na comemoração do primeiro gol
partida sair após a impactante substituição dos africanos. Porém, quem marcou foi a Colômbia, com James Rodríguez cabeceando (mesmo marcado por Drogba) após cobrança de escanteio cobrado por Cuadrado. Bastava um contra-ataque daqueles que
Los Cafeteros armam para "liquidar a fatura". Com a Costa do Marfim aberta, Rodríguez roubou a bola de Serey Die, passou para Gutiérrez. Ele encontrou Quintero livre, que só teve o trabalho de tocar na saída de Barry. Com 2 a 0, os colombianos se fecharam, mesmo assim Gervinho conseguiu grande jogada individual e descontou. O cansaço (principalmente de Touré) impediu uma maior pressão marfinense até o apito final do árbitro Howard Webb. Festa da Fiebre Amarilla na arquibancada do Mané Garrincha, que mais tarde confirmaria a classificação para as oitavas. 
Mais uma vez, os colombianos lotaram o estádio. Hoje foi o Mané Garrincha


 Em São Paulo, Uruguai e Inglaterra travaram um duelo pela sobrevivência no Mundial. A vitória representava uma sobrevida e boas chances de classificação para o último jogo. A derrota, praticamente eliminava um dos ex-campeões mundiais. Por isso, ingleses e uruguaios fizeram uma partida emocionante. Seguiram seus estilos. O Uruguai, contando com Luis Suárez, apostava na defesa forte e nos lançamentos para Luisito. A Inglaterra, na velocidade da garotada (Welbeck, Sturridge e Sterling) convergindo para as finalizações de Rooney. Os goleiros Hart e Muslera foram bastante exigidos, mas em quase todas as vezes conseguiram defender. Quase, isso mesmo. 

Suárez tira de Hart para abrir o placar na Arena Corinthians
 O primeiro gol, do Uruguai, veio de uma jogada pela esquerda. Cavani recebeu, a bola escapou um pouco e atrapalhou um possível remate, mas não impediu que ele mandasse para a cabeça de Suárez, nas costas de Jagielka. Aí Luisito cabeceou tirando de Hart, colocando no fundo do gol. O empate aconteceu no segundo tempo. Rooney, em sua terceira Copa do Mundo na busca pelo primeiro gol, já havia perdido um inacreditavelmente contra a Itália, acertou a trave (praticamente dividiu a bola com ela) numa cabeçada na primeira etapa e foi parado por Muslera contra o Uruguai. Não tem problema, aproveitou uma grande jogada de Glen Johnson pela direita e apareceu na pequena área para finalizar. Até que enfim! Gol de Rooney, empate inglês.  
Não é miragem. Rooney comemora gol marcado por ele mesmo, o primeiro em 3 Copas
Luisito Suárez decidiu a partida contra a Inglaterra
 e manteve viva a Celeste no Mundial
 A Inglaterra atacava mais, pressionava mais, parecia questão de tempo, uma bola para o gol da virada. Da mesma forma o Uruguai apostava em uma bola, para Suárez, e ela veio. Após chutão de Muslera, a bola resvalou em Gerrard e caiu nas costas da zaga, onde Luisito estava. Ele dominou, aproximou-se do gol e tocou na saída de Hart. Suárez decidiu para o Uruguai, que pode depender apenas de si para passar de fase, caso a Costa Rica vença a Itália ou haja empate entre elas. 

 Outra briga pela sobrevivência na Copa aconteceu valendo pelo grupo C. Só que ao contrário da partida anterior, Japão e Grécia ficaram devendo. Pode-se dizer que foi o jogo do "quase", porque quase saíram gols, quase grandes jogadas foram criadas, quase que os cruzamentos na área grega resultaram em cabeceamento japonês, quase foi um bom jogo. Tanto Alberto Zaccheroni (treinador italiano do Japão) quanto Fernando Santos (técnico português da Grécia) montaram sua equipe no 4-3-3, a principal diferença foi que, enquanto a Grécia jogava com 3 volantes, o Japão tinha o meia-atacante Honda junto com dois volantes. Dessa forma, os japoneses criaram um pouco mais e os gregos buscavam o contra-ataque. Foi assim até a expulsão de Katsouranis.
Esperou-se que a expulsão de Katsouranis ajudaria na busca de uma melhor partida. Quase ajudou
Na Arena das Dunas, só teve bola na rede pelo lado de fora
 Com um jogador a menos (vale lembrar também que Mitroglou saiu machucado), Karagounis entrou no lugar de um dos atacantes e buscou cadenciar mais a partida. Endo e Kagawa saíram do banco para ajudar Honda na pressão pra cima da Grécia. Realmente, o Japão pressionou, mas não achou um gol. Karnezis e Kawashima, os dois goleiros da partida, tiveram suas parcelas na culpa pelo 0 a 0 com duas grandes defesas, uma pra cada. Quase que foi um jogo interessante.
     

0 comentários:

Postar um comentário