Liderados por Parker, Duncan e Ginobili, Spurs conquistam o quinto título da NBA |
Enquanto o Brasil só tem olhos para a Copa do Mundo de futebol, em outro esporte um feito histórico aconteceu. Na NBA, após uma excelente temporada e uma aula de basquete nas finais, o San Antonio Spurs conquistou o quinto título da Liga ("É penta!" como diria um narrador aí). O time de Tony Parker, Tim Duncan e Manu Ginobili, trio que chegou ao quarto troféu "Larry O'Brien" (Duncan esteve nas 5 vitórias, assim como o treinador Gregg Popovich), contou com brilhantes apresentações de Kawhi Leonard e do forte banco de reservas, entre esses Boris Diaw, Patty Mills, Danny Green e Marco Belinelli. Mas o feito histórico que me refiro está relacionado ao basquete nacional.
Pela primeira vez na NBA um brasileiro foi campeão. Tiago Splitter, pivô revelado pelo Ipiranga, de Blumenau, com grande passagem pelo basquete europeu (bi-campeão espanhol, tri-campeão da Copa da Espanha, MVP da temporada 2010 da Liga Espanhola e melhor pivô da Euroliga 2007-08), medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 2003 pelo Brasil, entrou para a história como o primeiro campeão da NBA a levar a bandeira brasileira para o pódio.
Splitter posando com o troféu "Larry O'Brien" |
Desde a temporada 2010-11 nos Spurs, Splitter se desenvolveu bastante. Já havia se tornado titular da equipe do Texas na temporada passada, quando atuou em 81 partidas na temporada regular e 19 pelos Playoffs, porém ela terminou com derrota na final para o Miami Heat, com direito a toco cinematográfico de LeBron James encima dele. Na temporada 2013-14, participou de 59 jogos da temporada regular (menos que em 2012-13, por conta de uma lesão), 50 como titular, mas foi nos Playoffs que ele se destacou. Em 23 partidas (18 como titular), conseguiu médias de 7,5 pontos e 6,1 rebotes por partida (maiores médias dele em playoffs), o que lhe rendeu por volta de 22 minutos em média em quadra (dois a mais que em 2013). Além disso, dessa vez não foi ele quem recebeu toco na final, mas foi quem deu, pra cima de Dwyane Wade. O San Antonio Spurs deu uma aula de basquete para o Heat e Splitter foi um dos professores.
0 comentários:
Postar um comentário