Pages

AddThis Smart Layers

468x60

domingo, 13 de julho de 2014

Diário da Copa - 32º (e último) dia

Weltmeister! 
Götze faz a festa após marcar o gol do título da Alemanha
 Não foi só por uma preparação boa no Brasil, ou pela simpatia que conquistou os brasileiros, ou pelo levantar da cabeça após a derrota para a Itália na Eurocopa de 2012, seguido de uma classificação sem problemas nas Eliminatórias, num grupo difícil (com Suécia, Irlanda e Áustria), ou pelo foco e modéstia dos atletas durante toda a competição. O título Mundial da Alemanha, conquistado no Maracanã graças ao gol de Götze, aos 8' do segundo período da prorrogação, é o prêmio para uma seleção que soube se reinventar após ver que estava muito abaixo de seu normal técnico e tático, lá no início do século XXI.

Neuer, Luva de Ouro mais do que merecido
 Não foi um jogo fácil (ao contrário da semifinal). A Argentina fez valer ainda mais o título alemão, foi guerreira, teve chance de mudar a história, com Higuaín, Palacio e Messi, mas nenhum deles conseguiu acertar o gol. Apenas acertar o gol, já que marcar na meta defendida por Neuer seria difícil. Outra grande partida do goleiro eleito o melhor da posição no Mundial que teve tantos goleiros de alto nível.

 Hummels e Höwedes sofreram pra parar Messi, muitas vezes tiveram que torcer para o camisa 10 não tentar nada mais que o cruzamento, sempre cortado pela defesa alemã na área, porém a Copa dos dois foi de alto nível. Enquanto Höwedes teve que comer o pão que o diabo amassou na lateral-esquerda, posição que não estava acostumado (e ainda não se acostumou) a jogar, já que é zagueiro de origem, Hummels foi um dos melhores zagueiros do Mundial.
Hummels (à frente) e Boateng
 Se o lado esquerdo da defesa estava com problemas na final, o direito ajudou bastante, Boateng principalmente. Ele não tinha sido tão monstruoso em outras partidas como foi hoje, justo hoje, quando mais se precisou dele. Fez desarmes importantíssimos, afastou cruzamentos perigosos, deu a segurança necessária para o ataque trabalhar. Já Lahm manteve, de certa forma, sua regularidade durante toda a competição, sobretudo após voltar à lateral-direita, depois de uma razoável participação como volante nas primeiras partidas.

A taça é sua, Schweinsteiger!
 Ter um meio-campo com Schweinsteiger e Kroos (além de Khedira, Lahm ou até mesmo Kramer) é a certeza de boas jogadas criadas. Tá certo que Schweinsteiger não esteve perto dos 100% fisicamente, mas ele jogando metade do que pode é bem melhor do que muito Paulinho por aí. Kroos foi talvez o maior nome da seleção alemã na Copa até a semifinal. Na final, fez uma partida abaixo do que vinha apresentando, deu uma chance de presente para Higuaín, que desperdiçou, além de errar muitos passes. Entretanto, suas falhas não acarretaram em gols para o lado alvi-celeste.
 
Müller foi o homem-gol da Alemanha
 Depois de Höwedes, o jogador mais criticado por algumas pessoas foi Mesut Özil. Realmente, ele apareceu pouco para quem apenas vê o jogo, mas se pegar as estatísticas do Mundial, dá pra perceber que Özil foi peça importante do ataque alemão, com participação em muitos gols da Mannschaft na competição. Já Müller é outra história, marcou 5 gols (conseguiu a vice-artilharia) e tem muitas chances de chegar aos 16 de Klose em Copas, já que provavelmente estará em 2018 e talvez em 2022 também. Aliás, ninguém saiu tão vitorioso do Mundial como Klose. Depois de ficar no quase nas 3 edições anteriores, ele conseguiu erguer o troféu e ultrapassou Ronaldo e se tornar o maior artilheiro da história do campeonato.

Dessa vez a Copa do Mundo não escapou das mãos de Klose
 Além dos titulares, a Alemanha se destacou por ter "reservas de luxo", tais como Schürrle, Mertesacker, Podolski (mais brasileiro que muita gente por aqui) e Götze, o homem do gol do título. Embora fossem bons demais para serem reservas, tinham a noção de que as opções de Joachim Löw eram para o melhor da equipe. Löw, inclusive, merece muito do mérito do título, pois montou a base da equipe após 2006 e seguiu com ela durante todo esse tempo. Lógico, ocorreram algumas alterações, surgiram novos jogadores das categorias de bases do futebol alemão, mas a mentalidade tática seguiu a mesma e taí... Alemanha, tetracampeã do Mundo.     

      

0 comentários:

Postar um comentário