A conquista na Copa de 78 foi contestadíssima, a Argentina teria que vencer a qualquer custo a Copa em sua casa, ainda mais no período da Ditadura Militar, que usava o futebol como propaganda do regime, e assim fez, conquistaram a Copa de 78, mas com muitos "poréns". Para construir uma história totalmente diferente, os argentinos queriam conquistar uma Copa, mas de maneira justa. Em 1982, a equipe que continha campeõs de 78, como Kempes, Passarella e Fillol, e jovens jogadores como Pumpido e Maradona, não passou por Itália e Brasil. Porém, em 1986 a história foi outra. Com Maradona no auge de sua carreira, a Argentina precisava apenas de uma defesa forte que o Pibe de Oro faria o resto na frente. Com Ruggeri, Brown e Cucciufo na zaga, Héctor Enrique e Sérgio Batista como cães de guarda no meio-campo, Maradona liderava o ataque, que ainda tinha Burruchaga e Valdano.
Maradona sendo combatido pelos italianos |
A primeira fase foi fácil. Valdano fez 2 na vitória por 3 a 1 contra a Coréia do Sul (Ruggeri fez o outro gol). Na segunda partida, os italianos, atuais campeões, abriram o placar com Altobelli de pênalti, mas Maradona empatou o jogo terminou em 1 a 1. No último jogo, Valdano e Burruchaga marcaram um gol cada nos 2 a 0 sobre a Bulgária. Classificação em 1° lugar para a Argentina
"La mano de Dios" |
Nos mata-matas, os "hermanos" engrenaram de vez ao bater o Uruguai, de Enzo Francescoli, em um jogo digno do clássico do Rio da Prata, definido com um gol de Pasculli, o único da partida, aos 42 min do 1° tempo. Depois veio a Inglaterra, o lance mais polêmico das Copas, "La Mano de Dios", e uma das jogadas mais belas da história do futebol: o passeio de Maradona por toda a defesa inglesa, do meio do campo até o gol, passando por 6 adversários para marcar o "Gol do Século". Lineker descontou mas a vitória por 2 a 1 foi da Argentina.
Burruchaga fez o gol do título argentino |
E pra parar "Don Diego" e companhia agora? A Bélgica não soube fazer isso, e perdeu por 2 a 0, os 2 marcados pelo camisa 10 argentino. Com a vitória, a seleção da Argentina garantiu a vaga para a final. Os adversários na decisão foram os alemães, com boa parte da base do futuro título mundial em 90 (em outra final contra os argentinos). La Alvi Celeste abriu o placar numa cabeçada de Brown no primeiro tempo. Na segunda etapa, Valdano ampliou, mas Rummenigge e Völler empataram a partida. A Alemanha pararia a Argentina? Não! Pois Burruchaga, aproveitando excelente lançamento de Maradona, decretou a vitória argentina. Enfim, o Mundo era da Argentina. O Mundo era de Maradona.
Time base
Argentina x Uruguai
Argentina x Inglaterra
Argentina x Alemanha
0 comentários:
Postar um comentário