Valderrama e sua iluminada cabeleira |
Foi longe de ser uma das seleções bem sucedidas naquela Copa, até porque se esperava mais dela. Pelé chegou a considerar a seleção colombiana favorita ao título Mundial de 90. Quem ousaria ir contra? Não porque era o Rei que estava falando, mas porque era o desejo de quem gostava de futebol que Carlos Valderrama, Freddy Rincón, René Higuita e companhia fizessem história. Com a defesa do Nacional de Medellín, primeiro colombiano campeão da Libertadores, em 89, como base (só uma defesa em sintonia pra saber jogar com o goleiro Higuita), jogadores velozes e polivalentes no ataque, além do treinador Francisco Maturana, também do Nacional, a maior Colômbia de todos os tempos foi para a Itália.
Rincón comemora o gol contra a Alemanha aos 45 do segundo tempo |
A falta de experiência contou na Copa. No grupo D, com Alemanha Ocidental, Iugoslávia e Emirados Árabes, os sul-americanos passaram no último minuto, literalmente. Venceram por 2 a 0 os EAU, mas a derrota por 1 a 0 para os iugoslavos obrigou a Colômbia não perder para os alemães, dessa forma poderiam passar de fase como um dos melhores terceiros colocados. Estavam conseguindo, até Littbarski fazer um gol aos 44 da etapa final. Isso motivou os jogadores colombianos a atacarem e, de forma incrível, Rincón empatou o jogo no minuto seguinte. Fim de jogo, Colômbia classificada.
Nas oitavas, o jogo entre as equipes mais cativantes e de futebol menos modorrento daquela edição, Colômbia e Camarões, de Roger Milla. No tempo normal, faltou bola na rede, sobrou displicência nas finalizações, principalmente colombianas. Na prorrogação, os sul-
americanos foram punidos pelos seus desperdícios. Punidos por Milla, que fez um golaço, driblando dois jogadores e chutando forte, no alto do gol de Higuita... ah! "El Loco" Higuita também foi punido por sua irresponsabilidade. Após sofrer o primeiro gol, a Colômbia foi pro ataque, a ponto do goleiro jogar de líbero, como ele já havia feito muitas vezes. Só que dessa vez ele dominou mal a bola, Milla a pegou e foi pro gol. Dois a zero. Redín descontou, mas o 2 a 1 eliminou a Colômbia.
Higuita tentou, mas não conseguiu escapar da falha que acarretou na desclassificação da Colômbia |
Embora resultados melhores fossem esperados para essa equipe, ela foi, ainda é e, provavelmente, sempre será idolatrada pelos colombianos, pois foi a primeira vez que eles perceberam que sabiam jogar futebol.
Time base
Técnico: Francisco Maturana |
Colômbia x Alemanha
Narração colombiana dos 4 minutos finais do jogo contra a Alemanha
Colômbia x Camarões
0 comentários:
Postar um comentário