Isso mesmo, Lituânia. A maior conquista do futebol bósnio aconteceu no ano passado, em uma das repúblicas bálticas. Depois de 21 anos da declaração de independência da Bósnia e Herzegovina, da Guerra da Bósnia, que causou muitas perdas para o recém formado país, as diferença étnicas, sociais e religiosas ainda existem por lá, já que bósnios dividem o território com sérvios e croatas, principalmente. Cada etnia com sua religião predominante, aí acontecem conflitos. Se os problemas na Bósnia são grandes, o futebol consegue amenizá-los, ainda mais com a classificação para a primeira Copa do Mundo do país.
Grécia x Bósnia no primeiro turno |
No returno, Dzeko e companhia não deixaram dúvidas de sua classificação, ao golearem Letônia e Liechtenstein novamente, baterem por 3 a 1 os rivais gregos e os algozes do 1° turno, os eslovacos. Mesmo com apenas uma derrota, a Bósnia precisava vencer o último jogo, contra a Lituânia fora de casa, para conseguir a classificação, já que a Grécia poderia roubar a vaga do Zmajevi com uma vitória sobre Liechtenstein caso o empate na Lituânia ocorresse. Até os 23 minutos da etapa final, os gregos estavam conseguindo o que queriam.
Comemoração do gol histórico de Ibisevic |
A Bósnia pressionava, mas a Lituânia não cedia o gol, enquanto a Grécia fazia 2 a 0. Aí surge o herói da classificação: Ibisevic, que aproveitou cruzamento rasteiro de Dzeko para fazer o gol mais comemorado da Bósnia e Herzegovina nos últimos 21 anos. A comemoração da população foi grande, algo belo de se ver em um lugar onde a tensão ainda existe, o que mostra o lado diplomático e pacifista do futebol, que ultrapassa as quatro linhas.
Time base
Técnico: Safet Susic |
Bósnia x Grécia
Eslováquia x Bósnia
Bósnia x Lituânia, o jogo da classificação
0 comentários:
Postar um comentário