Por disputar poucas Copas do Mundo - devido ao critério de classificação para o vencedor das eliminatórias da Oceania, o qual consegue uma vaga apenas na repescagem, contra equipes de outros continentes, o que acaba complicando a classificação para uma Copa (por isso a Austrália saiu da federação da Oceania e foi para a asiática em 2007) - os Socceroos não tem tanta história pra contar, mas em 2006 teve. Tudo começou em 2005...
Schwarzer defende um dos pênaltis contra o Uruguai |
Quatro anos após o Uruguai bater a Austrália na repescagem para Copa de 2002, ambos se enfrentaram novamente, dessa vez valendo vaga para o Mundial de 2006. Tudo parecia seguir os planos uruguaios, com o jogo em Montevidéu terminando 1 a 0 para a equipe da casa. Porém, em Sydney, é devolvido o 1 a 0, e a vaga foi disputada nos pênaltis. Aí o goleiro Schwarzer brilhou, pegou duas cobranças e garantiu a vitória heroica australiana.
Nakata e Grella no jogo da Copa 2006 |
No sorteio dos grupos, a equipe da Oceania conseguiu adversários que fizeram com que ela dependesse apenas de suas forças para se classificar para os mata-matas. Com o Brasil garantido no primeiro lugar, sobrou para a Austrália disputar a segunda vaga contra Croácia e Japão. Os 3 a 1 contra os japoneses e os 2 a 2 contra os europeus foi o suficiente para conseguirem chegar o mais longe que já conseguiram: as oitavas-de-final.
Dessa vez, Schwarzer não salvou a Austália na cobrança de pênalti |
Na fase seguinte, poderiam ter mudado a história da Copa. Enfrentaram a Itália numa partida que sobreviviam durante os 90 minutos, levando pra prorrogação e penalidades. Não fosse o gol de pênalti (mal marcado pelo arbitro) feito por Totti, aos 49 minutos da etapa final, que garantiu o 1 a 0 para a Azzurra, poderia ter existido um Austrália x Ucrânia valendo vaga na semifinal, com grandes possibilidades dos australianos conseguirem o feito magnífico de chegar tão longe em uma Copa. A melhor geração do futebol da Oceania de todos os tempos ficou conhecida por vender caro suas derrotas, e isso ficou muito bem provado na Alemanha, em 2006.
Time base
Técnico: Guus Hiddink |
A batalha dos pênaltis entre Austrália e Uruguai.
Austrália x Japão
Austrália x Itália
0 comentários:
Postar um comentário