Emenalo disputa bola com o veterano Maradona |
Foi a primeira participação nigeriana em Copas, e que Mundial fizeram nos Estados Unidos. Com um pouco mais de experiência, poderiam ter ido mais longe. Não tinham a mesma qualidade da Nigéria de 98, mas foi o início da formação daquela equipe, que foi reforçada com a geração de ouro da Olimpíada de Atlanta para a competição na França. Falemos da seleção de 94: conquistou a Copa da África meses antes de embarcar para a América, tinha o jogo veloz e o forte contra-ataque como grandes armas. Rashid Yekini, Jay-Jay Okocha (com 20 anos), Sunday Oliseh e Daniel Amokachi eram os destaques dos Super Águias.
No grupo D, passaram por cima da Bulgária de Stoichkov na estreia com um 3 a 0, quase surpreenderam a Argentina no segundo jogo (abriram o placar em um contra-ataque rápido, mas Caniggia virou a partida para 2 a 1) e fizeram 2 a 0 na Grécia. A classificação no 1º lugar veio com a derrota argentina para os búlgaros. Tudo estava dando certo para os africanos na terra do Tio Sam.
Amuneke comemora seu gol contra a Itália |
Nas oitavas-de-final, Amuneke colocou a Nigéria a frente no placar contra a Itália. A história da Copa poderia ter se alterado, se Baggio não tivesse feito o gol de empate aos 43 do segundo tempo, com um jogador a menos. A falta de experiência dos nigerianos se mostrou também na prorrogação, onde Benarrivo sofreu pênalti e Baggio tirou de vez a seleção africana da competição.
Como teria sido o desfecho da Copa de 94 se os Super Águias tivessem experiência na competição? Com certeza seria muito diferente do que teve. Sorte do Brasil, que com uma equipe dependente de Romário e com mais garra que qualidade, teria sofrido com a Nigéria em uma possível final. Mesmo não indo tão longe, essa equipe foi muito bem recebida na Nigéria, parecia que já sabiam o que estaria por vir nos próximos anos.
Time base
Técnico: Clemens Westerhof |
Nigéria x Bulgária
Nigéria x Argentina
Nigéria x Itália
0 comentários:
Postar um comentário