Pages

AddThis Smart Layers

468x60

segunda-feira, 3 de março de 2014

Seleção histórica - Brasil

Espanha, 1982. 
 Por mais que as seleções que deram as 5 estrelas para o Brasil sejam vencedoras, poucas equipes na história do futebol é tão amada, idolatrada, histórica. Um time formado por craques como Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo, Oscar e Júnior comandados pelo brilhante Telê Santana, não tinha como dar errado. O maior problema do esquadrão brasileiro foi a contusão do atacante Careca, que acabou de fora, o que gerou certa dúvida se Serginho seria um substituto à altura do craque do Guarani. Mas a presença de área do Chulapa poderia vir a ajudar os meio-campistas em situações de apuros. Após uma excursão na Europa, com vitórias sobre Inglaterra, França e Alemanha, a Seleção Canarinho virou favorita ao tetra de vez. Foi assim, e ao embalo do "Voa Canarinho", que a seleção de craques do Brasil foi pra Copa da Espanha. 



O gol derradeiro da Itália no Sarriá
O nervosismo da estreia não impediu os brasileiros de baterem  a URSS por 2 a 1, depois a Escócia por 4 a 1, de virada, em seguida a Nova Zelândia por 4 a 0. O encanto do Mundo pela equipe aumentou ainda mais quando a Argentina perdeu por 3 a 1 para o rival sul-americano, na segunda fase. A adversária por uma vaga na semifinal foi a Itália, que entrou com poucas pretensões na Copa. Aí aconteceu a tragédia: em um dia brilhante de Paolo Rossi, que fez 3 gols naquele jogo, os 3 primeiros dele na competição, nem o gol de Sócrates, nem o de Falcão conseguiram fazer com que o destino voltasse ao normal. O que aconteceu? O Brasil parou na forte defesa italiana e deu espaço pro Rossi? Não encontrou um jogador decisivo na área, como Careca? Não tinha um ponta direita? Era ofensivo demais? Questões e mais questões que são feitas, mas duras de serem respondidas. 

 Mesmo sofrendo o Desastre de Sarriá e perdendo para a Itália por 3 a 2 no jogo mais triste da história do futebol brasileiro desde 1950, a tristeza não ficou como resultado dessa geração da Seleção Canarinho, mas sim a perpétua imaginação de como seria o futuro do futebol se aquele time fantástico tivesse conquistado o título mundial.




Time base

Técnico: Telê Santana


                          Todos os gols do Brasil na Copa 82


                                                                                  Brasil 2 x 3 Itália


"Voa Canarinho", hit do Verão de 82


0 comentários:

Postar um comentário