Rinus Michels |
Quem nunca ouviu falar do "Carrossel Holandês"? A seleção que encantou o Mundo na Copa de 74 é a mais conhecida adepta de um idolatrado estilo de jogo: o Futebol Total, criado pelo inglês Jack Reynolds no início do século passado e aprimorado por Rinus Michels, que foi treinado por Reynolds, em meados dos anos 60. O Ajax daquela época conquistou a Holanda e, na década seguinte, a Europa por 3 vezes. Aliás, a base do Ajax, inclusive Michels, era boa parte da seleção holandesa, considerada uma das favoritas para a Copa de 74.
Cruyff em ação durante o jogo contra o Uruguai |
Com Michels no banco e Johan Cruyff em campo, a "Laranja Mecânica" iniciou sua trajetória na Copa vencendo o Uruguai, por 2 a 0. O empate em 0 a 0 com a Suécia ascendeu o fogo da equipe, que goleou a Bulgária no último jogo da primeira fase por 4 a 1. Na segunda fase, ainda em grupos, pois na época eram formados dois grupos com os 8 classificados, o melhor do grupo iria à final, os holandeses tiveram duros adversários. Brasil, com Leão, Luis Pereira, Rivellino, Leivinha, Jairzinho,
Ademir da Guia, entre outros, Argentina, com alguns futuros campeões em 78, e Alemanha Oriental, que ficou à frente da Ocidental na primeira fase. Só que a força do "Carrossel Holandês" não deu chances para ninguém. Os argentinos levaram 4, não fizeram gols, os alemães só 2, mas também não marcaram, nem os brasileiros, que também sofreram 2 gols (poderiam ser mais, se não fosse Leão), da fantástica seleção holandesa. Final garantida, contra os donos da casa.
Holanda fazendo 2 a 0 no Brasil |
O grande duelo entre Beckenbauer e Cruyff na final da Copa de 74 |
A Alemanha Ocidental era um adversário a altura do Futebol Total holandês. Craques como Maier, Breitner, Müller e Beckenbauer davam tom épico ao grande duelo. Até que a
bola rolou... e no primeiro minuto o ataque da Holanda conseguiu um pênalti, convertido em gol por Neeskens. Os alemães mostraram a frieza característica e chegaram ao empate, também de pênalti, com Breitner. Ainda no primeiro tempo, Müller virou o placar e o resultado ficou assim até o fim, até porque Maier fez defesas incríveis, Cruyff foi anulado por Vogts e Beckenbauer, foi Beckenbauer. Por mais incrível que parecesse, o Mundo não era laranja.
Gol de Breitner |
A beleza tática e técnica do "Carrossel Holandês" ainda inspira grandes equipes. Se o futebol não pôde ter a Laranja Mecânica, tão encantadora, tão maravilhosa como campeã, ele poderia mudar seu nome, pois o futebol, o mais verdadeiro e total, foi feito por esses gênios que vestiam laranja na Copa de 74, o resto deve ter sido outro esporte.
Time base
Técnico: Rinus Michels |
Holanda joga futebol e Brasil dá os primeiros passos do MMA.
O épico jogo entre Holanda e Alemanha Ocidental
0 comentários:
Postar um comentário