Ali Daei |
Fizeram a primeira aparição em mundiais em 78, após um tricampeonato seguido da Copa da Ásia, mas a Revolução Iraniana de 79 deixou o futebol de lado, causando uma década de atraso para o desenvolvimento do esporte no país. Na década de 90, o esporte recomeçou seu crescimento, e conseguiu voltar à uma Copa do Mundo em 98. Sem grandes esperanças, o Irã saiu daquela Copa ainda na fase de grupos, mas com a 1ª vitória em mundiais e com muita expectativa para o futuro.
A qualidade dos adversários era alta. Os alemães contavam com Klinsmann e Bierhoff, a última geração da Iugoslávia tinha Mijatovic, Stankovic e Mihajlovic, e os Estados Unidos tinham Cobi Jones, Claudio Reyna e Bryan McBride como destaques. Com o futebol ressurgindo, o Irã colocou em Ali Daei, Khodadad Azizi, Mehdi Mahdavikia e companhia a esperança de levar pelo menos uma vitória pra casa. Na estreia, contra a Iugoslávia, não deu pra vencer. O empate até que não seria impossível, mas o gol de falta de Mihajlovic provocou a derrota iraniana.
Clima de paz antes de Irã x Estados Unidos |
Mahdavikia comemora seu gol contra os EUA |
Na segunda partida, algo mais que um jogo, a "partida da paz" entre Irã e Estados Unidos, que desde 79 não tinham relações diplomáticas, foi considerada um passo para a reconciliação (como já sabemos o final, podemos dizer que não foi nada mais do que um jogo de Copa do Mundo entre dois países com governos rivais, pelo menos as divergências não entraram em campo). Só que a busca pela primeira vitória em Copas era maior que a diplomacia para os "Príncipes da Pérsia", não teve cordialidade nem jogo amistoso para fazer gol. Estili, aos 40 da primeira etapa, e Mahdavikia, aos 39 da segunda, garantiram a histórica primeira vitória iraniana. McBride descontou, mas foi insuficiente.
Na última rodada, o Irã tinha chance de classificação, era SÓ vencer a Alemanha e torcer pra Iugoslávia não vencer os EUA. Nem uma coisa, nem outra. Iugoslavos classificados com o 1 a 0 contra os norte-americanos e iranianos derrotados por 2 a 0 contra os alemães. Mas não teve problema para o Irã, já tinha conquistado muita coisa em seu retorno para o alto nível do futebol mundial.
Iranianos comemoram vitória sobre os EUA |
Técnico: Jalal Talebi |
Time base
Irã x Iugoslávia
Irã x EUA
0 comentários:
Postar um comentário