Em 8 participações dos suíços em Mundiais, o máximo que conseguiram foi o 6º lugar num total de 13 seleções em 1950. Porém, a campanha de mais destaque do país foi na Alemanha, em 2006. Com o goleiro Zuberbühler em boa fase, a defesa forte (destaque para o zagueirão Philippe Senderos, na época no Arsenal) e um meio-campo competente, alimentando os centroavantes Frei e Streller, a Suíça não conseguiu chegar nem perto do título, mas entrou para a história pelo trabalho - e sorte - de sua defesa.
Suíços comemoram o gol de Frei contra a Coréia do Sul |
Foram 4 jogos, contra a forte seleção francesa, a Coréia do Sul, Togo e a Ucrânia, nenhum gol sofrido pela Schweizer Nati. Na fase de grupos, um empate por 0 a 0 com a França e duas vitórias por 2 a 0 sobre togoleses e sul-coreanos foram o suficiente para garantir a classificação na 1ª posição, empurrando a Espanha para os franceses. Fora isso, a Suíça foi a primeira e única seleção a passar sem sofrer gols em uma primeira fase de Copa do Mundo.
O feito na fase de grupos credenciou a defesa como uma das melhores da competição, mas tinham uma prova de fogo nas oitavas-de-final: a Ucrânia de Shevchenko e Voronin. Enquanto a defesa segurava os ucranianos, o ataque deixava a desejar, uma vez que os defensores adversários não eram lá tão bons. Chance lá, chance cá. Trave lá, trave cá. Grandes apuros pelo lado suíço do campo. Fim de jogo. A prorrogação foi truncada e seguiu 0 a 0. A decisão da vaga foi para os pênaltis. Foi apenas aí que a bola estufou a rede da Suíça. O primeiro a bater foi Shevchenko, mas não foi ele quem fez o primeiro gol, pois Zuberbühler defendeu a cobrança. Streller perdeu a oportunidade de abrir vantagem ao perder seu pênalti. Aliás, Barnetta e Cabanas também. Os ucranianos fizeram 3 a 0 nas penalidades. A defesa menos vazada da história das Copas não tinham um apoio ofensivo digno, e isso custou caro.
Jogadores da Ucrânia comemoram a vitória sobre a Suíça nos pênaltis |
Time base
Técnico: Köbi Kuhn |
Suíça x França
Suíça x Coréia do Sul
Suíça x Ucrânia
0 comentários:
Postar um comentário