O primeiro resultado em nível internacional do desenvolvimento do futebol nos Estados Unidos na década de 90 foi a campanha na Copa da Coréia/Japão. Há quem diga que em 94 o Team USA montado, com Cobi Jones e Lalas, já era resultado do crescimento do esporte, mas não foi nada mais que a motivação da torcida da casa que inflamou seus jogadores medianos. Tanto é que em 98, com quase toda a equipe da Copa anterior, terminou em último de seu grupo. Pra 2002, Brad Friedel assumiu o gol e jogadores importantes como Pablo Mastroeni, DaMarcus Beasley e Landon Donovan se juntaram a Claudio Reyna e Brian McBride para formar uma equipe competitiva.
Friedel pega pênalti contra a Coréia. O empate com os anfitriões foi decisivo na classificação para o mata-mata |
Donovan faz o gol que sacramentou a vitória conta o México |
Nas oitavas, o clássico contra o México poderia dar fim à campanha estadunidense, mas o gol de McBride aos 8 minutos aliviou a pressão da equipe, aumentou a do adversário e mostrou que dessa vez a vitória seria do lado de cima da fronteira, o segundo gol, marcado por Donovan, sacramentou isso. Os Estados Unidos chegavam pela primeira vez às quartas-de-final de uma Copa do Mundo*.
"Olha a mão boba!" Frings protagonizou o polêmico lance no jogo entre EUA e Alemanha |
A festa da vitória sobre os "muchachos" acabou na fase seguinte, quando a Alemanha foi a adversária dos norte-americanos. Oliver Kahn, Michael Ballack, Torsten Frings, nem mesmo o artilheiro Klose pôs medo em Donovan e seus companheiros. Não fosse o goleiro Kahn, os alemães teriam sofrido o primeiro gol antes de marcar o seu, com Ballack. Após o 1 a 0, os Estados Unidos continuaram a criar mais oportunidades e um lance polêmico em que a bola bate na mão do meia alemão Frings na linha do gol e gerou muita discussão. Gol mesmo não teve, derrota para os futuros vice-campeões, o que amenizou a tristeza da equipe, que mostrou que o soccer tinha deixado de engatinhar e agora estava aprendendo a fazer longas caminhadas.
Time base
Técnico: Bruce Arena |
Estados Unidos x Portugal
Estados Unidos x México
Estados Unidos x Alemanha
*Na Copa de 1930, os Estados Unidos chegaram à semifinal, mas naquela época não haviam oitavas-de-final nem quartas-de-final. Os primeiro colocados dos 4 grupos iriam diretamente para a semifinal. Os EUA terminaram em 1° no grupo 4 (à frente de Paraguai e Bélgica) e foram derrotados pela Argentina na semifinal por 6 a 1.
0 comentários:
Postar um comentário