Pages

AddThis Smart Layers

468x60

segunda-feira, 17 de março de 2014

Seleção histórica - Inglaterra

Inglaterra, 1966. 
 Os inventores do futebol só foram participar de um Mundial em 50, mas só foram ser protagonistas em 66, na sua 5ª Copa. Em casa, os ingleses tinham uma equipe forte para a disputa, com Gordon Banks (impecável durante todo o Mundial), Bobby Charlton, Bobby Moore e Geoff Hurst, mas que não era favorita por causa da presença do Brasil, atual bicampeão. De salto alto e apanhando muito, a seleção de Pelé, Garrincha, Tostão entre outros craques saiu a "botinadas" logo na primeira fase, aí a situação melhorou para os bretões.
Moore em destaque
entrando em campo contra a Argentina
 Na primeira fase, a Inglaterra fez a parte dela, classificou-se em 1ª no grupo A, após empatar com o Uruguai, de Mazurkiewicz, Pablo Forlán e Pedro Rocha, derrotar o México  e os franceses por 2 a 0. Roger Hunt, com 3 gols, foi o principal nome na primeira fase. Nas quartas-de-final, a Argentina também sofreu com Hunt, que fez mais um e garantiu o 1 a 0 contra os sul-americanos.
Inglaterra e Portugal fizeram um grande jogo na semifinal
 A partir da semifinal, o time da Rainha enfrentou seu adversário mais difícil até o momento, a seleção portuguesa de Eusébio. Os ingleses começaram a ganhar a partida fora do campo, alteraram o local de jogo para Wembley poucos dias antes da partida, além da grande pressão da imprensa sobre a violência dos adversários, em especial a Argentina, o que fez com que Portugal pegasse mais leve na partida semifinal. Em campo, Banks fechou o gol, Bobby Charlton marcou 2, Eusébio descontou e o resultado final foi 2 a 1. Vaga para a final para o país anfitrião.
 Na decisão do Mundial de 66, ninguém conseguiria tirar a vitória do English Team. A Alemanha Ocidental, com Beckenbauer e Overath, teve a oportunidade. Saiu na frente aos 12 minutos com Haller, mas Hurst empatou logo em seguida e Peters, aos 33 do segundo tempo, virou o jogo. Os alemães não desistiram, aos 44 voltaram a empatar, com Weber. Partida levada para a prorrogação. Nela, aconteceu o gol menos gol da história das Copas. Aos 8 do tempo extra, Hurst chutou, a bola bateu no travessão
O gol "fake" de Hurst
e quicou na linha do gol. O árbitro Gottfried Dienst validou o lance e a Inglaterra abriu vantagem. Os alemães ficaram revoltados com o lance, tentaram empatar novamente, mas só conseguiram sofrer mais um gol, marcado novamente por Hurst, no minuto final. Ingleses campeões do Mundo.
 A festa por lá foi grande, parece que eles sabiam que a demora por outro título mundial seria grande (quase 50 anos se passaram, com bons jogadores surgindo, mas nenhuma geração ainda conseguiu sucesso). Por mais que a arbitragem da final tenha sido tendenciosa e que deu um gol em lance que a bola não havia entrado, não dá pra afirmar que os ingleses não mereciam ser campeões. 

Time base
Técnico: Alf Ramsey
Inglaterra x Argentina

Inglaterra x Portugal


Inglaterra x Alemanha Ocidental


0 comentários:

Postar um comentário